Ouvidoria Itinerante em Porto Velho será oportunidade de participação na gestão pública

Ouvidoria Itinerante em Porto Velho será oportunidade de participação na gestão pública

Ouvidoria Itinerante em Porto Velho será oportunidade de participação na gestão pública

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em breve, Porto Velho será mais um município brasileiro a adotar o sistema de ouvidoria itinerante, projeto idealizado pelo Ministério da Saúde, para auferir a opinião da população sobre o atendimento feito na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Na capital rondoniense, já existe uma ouvidoria funcionando desde junho do ano passado na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
O programa consiste no deslocamento de servidores da Ouvidoria para os distritos e localidades de difícil acesso, como as comunidades ribeirinhas e as localizadas ao longo do eixo da BR 364. A finalidade da iniciativa é promover a aproximação e a parceria entre os segmentos responsáveis pela fiscalização e a Ouvidoria. No Baixo Madeira o deslocamento será por meio de barcos e na BR por transporte terrestre.
“Nosso principal objetivo com essa medida é melhorar o atendimento à população e a Ouvidoria Itinerante é uma ferramenta que facilita a comunicação com os usuários do SUS. Por meio dela o usuário tem a oportunidade de se manifestar sobre os serviços da secretaria [SMS] em todas as unidades de saúde do município. Além disso, é uma medida que também mostra a importância da ouvidoria na administração pública e reforça o controle social”, explicou o secretário Williames Pimentel.
A implantação da Ouvidoria Itinerante em Porto Velho começou a ser discutida esta semana entre o secretário, e o diretor do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, Luís Bolzan, em uma reunião na Semusa. Ele explicou que o apoio à implantação de ouvidorias em estados e municípios está previsto no Pacto de Gestão do SUS e a Política Nacional de Gestão Estratégica e participativa no SUS.
Bolzan adiantou ainda que, pela ouvidoria, é possível oferecer aos cidadãos a oportunidade de participação na gestão pública a partir do direito de se expressar e ser ouvido nas suas queixas, necessidades e outras manifestações. O sigilo, a privacidade e a confidelidade são sempre respeitados nos atendimentos. “O Ouvidor SUS é uma ferramenta de gestão, pois distribui as reclamações, sugestões, solicitações, elogios, informações e denúncias feitas pelos. A partir dos dados estatísticos gerados pelo sistema, o gestor pode propor novas ações e políticas de saúde com o intuito de aprimorar e humanizar a prestação de serviço”, disse,
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS