A maratona de ações das instituições governamentais e entidades civis organizadas desencadeadas para neutralizar o avanço do uso de drogas no período carnavalesco é intensa. No meio desta corrida esta o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conen\RO) que participou de várias reuniões interinstitucionais e planejou um cronograma de atividades para coibir, orientar, informar e fiscalizar, em especial, a proliferação de drogas licita e ilícitas no meio juvenil. “O nosso grupo fará um bloco diferente e queremos que vire tradição vamos agitar como os foliões numa campanha contra o uso de substância química nos dias de folia” – disse o presidente do Conselho Neirival Pedraça.
Nesta quinta-feira (16) o conselho coloca o bloco na rua com um trabalho de alerta social. A equipe do conselho estará distribuindo kits com artefatos peculiares para o uso no período da festa carnavalesca. São as blitz educativas, a primeira está programada para acontecer a partir das 8 horas, na esquina da avenida 07 de setembro com a Campos Sales, a segunda, no mesmo dia, acontece as 10 horas, no semáforo da avenida Jorge Teixeira esquina com a Carlos Gomes, e a terceira será na sexta-feira (17), com a mobilização do povo que transitar pela região da Avenida Rio Madeira esquina com a Carlos Gomes. “A blitz é um recurso muito usado para chamar a atenção da sociedade e buscar a mobilização e sensibilização de todas as pessoas em ações voltadas para a prevenção ao uso de drogas e para a promoção da saúde e qualidade de vida dos indivíduos” – explicou Pedraça.
Ainda na programação a equipe de profissionais do conselho vai atuar nos festejos dos blocos e no desfile das escolas de samba, com programação prevista para quinta-feira (16) no Galo da Meia Noite, no sábado (18) na Banda do Vai Quem Quer, no domingo (19) no Carnalestinho e no dia 25 continua o trabalho preventivo e repreensivo no Desfile das Escolas de Samba. “Estaremos vestindo a camisa contra as drogas durante todo o período carnavalesco, nossa missão é defender nossos jovens” – disse Pedraça.