Bancos são denunciados por não cumprirem Lei de Segurança Bancária
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os bancos instalados no Estado de Rondônia começaram a ser denunciados esta semana pelo não cumprimento da Lei nº 2.530 de autoria do deputado estadual Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho) e sancionada pelo governador Confúcio Moura no dia 25 de julho de 2011, que torna obrigatória a instalação de dispositivos de segurança nas agências e postos de serviços de instituições financeiras.
O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB/RO) é quem está levando este nítido caso de desrespeito com a lei para os órgãos competentes, por meio de ofícios encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal, Procuradoria Geral do Estado, Ministério Público Estadual e Ministério Público do Trabalho.
“A lei já vai completar sete meses desde sua sanção pelo governador e, até o momento, mesmo depois de termos tido o cuidado de informar a edição da lei para cada instituição financeira instalada no Estado, os bancos continuam ignorando a lei ou, simplesmente, a desobedecendo. Isso comprova, novamente, que a preocupação dos bancos não é com as pessoas, mas simplesmente com o lucro”, avalia José Pinheiro, presidente do SEEB/RO.
No documento, o Sindicato menciona, como exemplo de desrespeito com a lei, o banco Itaú/Unibanco, agência Rio Madeira, em Porto Velho e uma em Rolim de Moura, que fazem o atendimento ao publico sem a existência da porta giratória com detector de metais. O mesmo acontece com as agências do Bradesco em Candeias do Jamay e Buritis.
“Mas o destaque da gravidade desta situação de descaso com a vida do trabalhador e dos clientes é ainda maior na agência do Banco do Brasil que será inaugurada, brevemente, em Ariquemes. Informações dão conta de que a planta da obra não conta com porta com detector de metais. Ariquemes é o município que, antes mesmo da lei estadual, já tinha sua própria lei que obrigava os bancos a terem as portas giratórias com detector de metais. Esta região, do Vale do Jamari, foi palco do terror que imperou pela falta de segurança, a exemplo de Ariquemes, Cujubim, Monte Negro e Buritis, onde ocorreram vários assaltos em menos de um ano, até mesmo com reféns e policiais baleados”, acrescenta Pinheiro.
O SEEB destacou que somente dois bancos estariam ‘tentando’ fazer valer a lei que trata da segurança. São eles HSBC e Banco do Brasil. Ambos já iniciaram a instalação, conforme determina a lei, de biombos que separam os trabalhadores dos caixas e as pessoas atendidas das demais que esperam atendimento.
“Mas isso não representa nem um por cento sequer do que os bancos deveriam cumprir para garantir a segurança para todos. E, por isso, estamos denunciando este absurdo e vamos permanecer sempre vigilantes para não permitir que a vida das pessoas seja preterida apenas pelo interesse financeiro dos bancos”, encerrou o sindicalista.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!