Encerra sexta-feira (17/02) as inscrições para alfabetizadores do Brasil Alfabetizado, que faz parte do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para ser um alfabetizador o candidato deve ter nível médio completo e ter experiência em educação, de preferência em educação de jovens e adultos.
Desenvolvido desde 2005, numa parceria do Governo Federal com a prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de educação (Semed), o programa tem a finalidade de capacitar alfabetizadores e alfabetizar pessoas acima de 15 anos, entre adultos e idosos.
Os cursos de alfabetização terão duração e carga horária de oito meses, com no mínimo 320 (trezentos e vinte) horas/aula. Serão oferecidos cursos de Formação Inicial e Formação Continuada. O alfabetizador recebe uma bolsa de R$ 250 por turma e pode ser responsável por até duas classes, desde que uma delas tenha no mínimo 14 alunos, área urbana e sete, na área rural.
Segundo o Departamento de Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Semed, a meta é atender cerca de 650 alunos da área rural e urbana pelo programa Brasil Alfabetizado.
Para participar do programa, o candidato precisa apresentar o currículo, cópia do RG, CPF e do comprovante de residência na sede da Semed, que fica na Rua Aparício de Morais, nº 3619, das 8h às 14h.