O cliente que for lesado ou se sentir prejudicado em uma transação imobiliária por imperícia ou imprudência do corretor pode recorrer ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Rondônia(CRECI/RO) para que a entidade adote as medidas cabíveis em relação ao profissional que efetuou a negociação. Em 2011, a entidade recebeu apenas 15 denúncias da população em relação à conduta indevida dos profissionais.
O alerta foi feito pela conselheira federal, Sandra Bresolin, durante plenária de encerramento das atividades de 2011, realizada mês passado. Na ocasião, foram entregues 46 carteiras profissionais- boa parte dos novos corretores é do interior. “Nossa conduta é fundamental para mantermos a credibilidade junto ao mercado”, alertou.
Contraventores
Sandra pediu ainda que a população e os corretores ajudem a denunciar os contraventores que estão atuando no setor imobiliário sem o credenciamento junto ao CRECI. Ano passado (2011), com a intensificação da fiscalização por parte da entidade, foram autuados 274 pessoas por exercício ilegal da profissão. A pena estipulada pelo Código Civil nesses casos é de dois anos de reclusão, podendo ser convertida em pecúnia.
“Se você conhece alguém que está atuando ilegalmente, denuncie”, pediu a conselheira. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo site da entidade WWW.creciro.gov.br, através do telefone 3224-1271 ou pessoalmente. O CRECI/RO está localizado na avenida Abunã- 1713, próximo ao Ministério Público Federal (MPF/RO).
Outra forma de prevenção, segundo o presidente do CRECI, Flaézio Lima, é exigir do corretor que está fazendo a transação imobiliária à apresentação da carteira profissional antes de iniciar qualquer etapa da negociação. “Mesmo assim, se o cliente ainda tiver dúvida, deve entrar em contato com o Conselho para verificar se ele é realmente um profissional credenciado”, observou.