A regional de Ouro Preto do Oeste foi a 9ª a receber a equipe do governo para apresentação e debate sobre o Plano Futuro. “Esse processo de ir a cada região é fundamental para sucesso de execução do Plano, pois, o governo precisa fazer um levantamento das demandas de cada um deles, para saber quais, ações, projetos ou programas precisam ser aplicados naquele local”, destacou Claudia Moura. A secretária disse estar muito satisfeita com a participação dos municípios nessa etapa de construção e alinhamento do Plano.
“A próxima etapa do Plano Futuro é a busca ativa, que vai identificar quem são e onde vivem as famílias em condições de pobreza ou pobreza extrema, públicos alvo do programa. A busca ativa deve começar ainda em dezembro deste ano”, informou Claudia Moura.
De acordo com a gestora municipal de Ação Social de Ouro Preto, Dulce Mesquita, o município vai apoiar o Estado no trabalho de busca de ativa e o cadastramento das famílias para incluí-las no Plano Futuro. “No que depender do município, todos esforços serão voltados para execução do Plano, que irá incluir e promover cidadania aqueles que estão à margem das políticas e serviços públicos”, completa Dulce.
Durante o debate entre a sociedade de Ouro Preto e os secretários de estado, foram debatidos os três pilares do Plano Futuro. São eles: garantia de renda, acesso aos serviços públicos e inclusão produtiva e tecnológica, além dos principais projetos do Plano como o Bolsa Futuro, programa de transferência de renda que irá complementar o Bolsa Família; o Bolsa Futuro Jovem que é um incentivo financeiro para o jovem concluir os estudos e elevar o nível de escolaridade, e o Bolsa Atleta que é um incentivo para crianças e adolescentes para atividades esportivas.
O secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Chicão, destacou o importante papel das secretarias executivas regionais no processo de mobilização e desenvolvimento do Plano Futuro, nos municípios. “O Estado de Rondônia ainda precisa ser descoberto e esse processo será possível através de uma construção coletiva, com a participação do poder público municipal, igrejas, entidades, associações, empresas privadas e cada membro da sociedade civil,” completa Chicão.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Vicente, falou sobre a iniciativa do governo de ter implantado o Banco do Povo que já é uma realidade em vários municípios do estado. “O Plano Futuro vem pra complementar todas as políticas do governo que visam melhorar a vida de cada cidadão rondoniense da área urbana a área rural”, frisou o secretário.
O Plano Futuro ainda será apresentado na regional de Guajará-Mirim, no próximo dia 30, na Câmara Municipal, a partir das 19h, onde a equipe do governo irá esclarecer os principais eixos do Plano e os programas voltados especificamente para esta região, além de ouvir os principais anseios da população deste município.