Rondônia já conta com Sistema de Doação de Órgãos

Rondônia já conta com Sistema de Doação de Órgãos

Rondônia já conta com Sistema de Doação de Órgãos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A implantação do Sistema de Transplantes de Órgãos em Rondônia será feita em três fases: Sistema de Doação de Órgãos; programa de Assistência ao paciente transplantado e o serviço de transplantes de órgãos propriamente dito. A primeira fase teve seu início, em Porto Velho, há aproximadamente 30 dias. A ação do Governo de Rondônia junto com a Secretaria Estadual de Saúde visa estabelecer uma rede de unidades de saúde públicas e privadas, que aja em parceria para proporcionar a confirmação do diagnóstico de morte encefálica, a entrevista familiar e a doação e retirada de órgãos.
 Rondônia já conta com Sistema de Doação de Órgãos
Segundo o gerente da Central Estadual de Transplantes de Rondônia (Cetro), Alessandro Prudente, “a doação de órgãos é o primeiro passo para instituirmos um sistema integral de transplantes de órgãos em nosso Estado. Inicialmente as ações serão concentradas no Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II e no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro”.
Doador
Qualquer pessoa que esteja com morte encefálica poderá ser um doador de órgãos. A morte encefálica ocorre quando as funções do cérebro param de forma irreversível e apenas o coração e o pulmão continuam funcionando com ajuda dos aparelhos.
A doação e retirada de órgãos ocorrerá apenas se houver a expressa autorização dos familiares. Isso reforça a importância de se discutir o assunto da doação entre os parentes, pois só assim a família tomará uma decisão bem fundamentada.
Não poderão ser doadores apenas aqueles portadores de doença que poderão afetar o paciente receptor, tais como AIDS, câncer e infecção generalizada.
Não há limite de idade para a doação dos órgãos, desde que o quadro clínico da pessoa seja bom e compatível com o receptor, o que quer dizer mesmo tipo sanguíneo, peso e tamanho dos órgãos semelhantes e compatibilidade genéticas que evitam a rejeição.
Plantão
Para avaliar os pacientes que podem ser doadores, foi criada no Estado uma equipe de profissionais de saúde denominada Organização para Procura de Órgãos (OPO). A OPO consta de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, que estão à disposição 24 horas por dia para realização de todo protocolo de doação. O processo de doação se inicia com a suspeita de morte encefálica. Após vários exames clínicos e complementares, se a morte for confirmada, a família é convocada para que seja oferecida a oportunidade de doação. Se houver concordância dos familiares, a cirurgia para retirada de órgãos é realizada e os receptores com maior urgência ou mais compatíveis são identificados em uma lista única nacional.
Segundo o gerente da Cetro, Alessandro Prudente, desde sua criação, a OPO registrou onze notificações de potenciais doadores, confirmou dois diagnósticos de morte encefálica e ainda não efetivou a doação de órgãos por questões técnicas. “Estamos apenas começando, mas já podemos perceber o compromisso dos profissionais dos pronto-socorros e UTIs em notificar os casos de morte encefálica à OPO. Além disso, as famílias têm sido muito receptivas à ideia de ajudar alguém que precisa em um momento de grande sofrimento pela perda de um ente querido”, disse Alessandro Prudente.
Esperança
De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, Orlando Ramires, com esse sistema em funcionamento, os candidatos a transplantes, tais como aqueles que fazem hemodiálise, os que têm doenças graves do fígado ou cegos, devido a problemas nas córneas, “poderão voltar a ter esperanças e sonhar com melhoria de sua qualidade de vida, que só ocorrerá se forem rompidas as barreiras dos mitos, preconceitos e, principalmente, da desinformação sobre a morte encefálica e a doação de órgãos”, explica o secretário.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS