O Curso de Administração da FATEC-RO programou intensa programação alusiva ao Dia do Administrador. Afinal, é uma das profissões com regulamentação mais antigas no Brasil, datada da década de 60, tendo a USP de São Paulo como primeira faculdade no país. Na instituição, foram dois dias de palestras, debates e mesas redondas.
No dia 08, quinta, o evento contou com a presença da Presidente do Conselho Estadual de Administração, Eva Albuquerque, que deixou a sua homenagem a todos os administradores e futuros profissionais, afirmando que “não basta somente o diploma. É preciso também fazer o registro junto ao conselho. Por isso, nossa meta já é entregar a carteira de Administrador a todos os formandos no dia da colação de grau”, finalizou.
Na seqüência, o Coordenador do curso de Administração, Prof. Ms Boris Maia passou a palavra ao professor e Administrador Jorge Peixoto que falou sobre “Administração Contemporânea e ética”. Com seu jeito muito peculiar de ser, o “tio Jorge” como gosta de ser chamado (tio, por se considerar irmão do pai do aluno), por se achar da família e responsável pela formação. “Eu não quero que vocês cresçam. Quero que vocês se desenvolvam. Uma coisa é totalmente diferente da outra: a cidade de Porto Velho cresceu, mas não se desenvolveu na mesma proporção”, utilizou a comparação para explicar o ponto que queria chegar.
Ainda segundo o professor, toda empresa tem de ser e ter ética. Para ele “empresas que não respeitam o indivíduo não merecem existir”. E ao crescer devem partilhar seus lucros. “Afinal, quem fez com que o dono da empresa ganhasse tanto?”, questionou à plateia. As pessoas, segundo ele, devem ser bem remuneradas, ter um ambiente feliz para prosperar, pois ” ninguém fica feliz sabendo que ao final do mês vai faltar dinheiro para cobrir suas contas”.
O professor também não se furtou em criticar o país, que também é uma empresa e que deve ser gerido como tal. Para ele, a corrupção vem da iniciativa privada, do capital, que sabe que o homem público pode sim se vender, que tem um preço. No entanto é enfático ao afirmar que a corrupção “tira a fé das pessoas”. As pessoas deixam de acreditar que as coisas podem ser possíveis de se realizar. A corrupção no país tem mostrado que o crime compensa sim. Compensa para quem o comete, mas descompensa a sociedade, pois ele tira o sonho do indivíduo.
Na sexta, 9, a palestra foi do prof. Cristiano Borges, que falou sobre Planejamento em Campanhas. De forma didática e clara demonstrou através de comerciais e filmes publicitário todo o processo de definição do planejamento como histórico, levantamento de dados, objetivos e estratégias. Em cada etapa é preciso muita atenção com todos os pontos, pois um erro poderá ser fatal na definição das metas finais. Cristiano também aproveitou para divulgar o livro “Planejamento de Campanha Publicitária: o passo a passo que ninguém segue” de sua autoria. Os interessados em adquirir o livro ou em palestras sobre o tema, podem entrar em contato pelo fone 8111-9349.
Após a palestra do prof. Cristiano, alguns egressos do curso de Administração deram seus depoimentos falando da importância do curso em suas vidas e do papel do administrador, do empreendedor.
A primeira a falar foi Fernanda Levino que expôs a sua pesquisa do TCC, onde levantou dados sobre a importância da responsabilidade social nas empresas;
Maria Antonia Guimarães Ribeiro (Proprietária do Centro de Formação de Condutores e Despachantes MariaA), falou de sua trajetória como ex-ribeirinha que acabou vindo do interior de Manicoré, enfrentou a cidade, foi babá, doméstica, trabalhou em restaurante, até ter a oportunidade de trabalhar em um emprego fixo que lhe possibilitou, junto com seu marido, a estudar e se formar em Administração. Hoje tem um centro de formação de condutores, gera 36 postos de emprego e afirma que a “administração mudou a minha vida, pois me ajudou a me organizar, definir objetivos e a analisar investimentos, balanços e saber se estou ganhando ou não”.
Finalizando a noite, José Estênio Junior (Proprietário da Amazon Coco Indústria Alimentícia Ltda) falou que nada é fácil na vida e que “planejamento é tudo”. Estênio deixou claro que a teoria que se aprende na faculdade é muito importante, mas a prática é bem diferente, pois existem variáveis muito complexas e que não se aprende na escola. Por isso, o planejamento é essencial. Para ele, “entrar no mercado é fácil, difícil é se manter nele”. O administrador / empreendedor tem de saber sobre finanças, planejamento, marketing e responsabilidade social. Um pouco sobre tudo, “por que você vai ter seu gerente mas quando der problema é sempre você que tem de resolver”, concluiu ele.
Por que o Dia 09 de Setembro é o Dia do Administrador
A profissão Administração de Empresas é um tanto nova no Brasil, pois surgiu na década de 40, com as companhias de navegações Americanas, que tinham no seu comando profissionais formados em Administração de Empresas.
Mas foi por volta de 1960 que administração começou a ser reconhecida, conquistando espaço, importância e status na atividade profissional, com ênfase no governo de Getúlio Vargas,que veio valorizar a ciência, suprindo suas necessidades de aprimoramento na Administração Pública Federal,com ordenação de mudanças,e reformas administrativas e sociais.
Mas a lei 4769, que regulamenta a profissão, só foi aprovada no dia 9 de setembro de 1965, dia em que se comemora o dia do administrador, já no governo do então presidente Castelo Branco, sendo que a primeira Universidade a oferecer o curso foi a USP de São Paulo.