Há quatro anos, o agricultou Ozair Cândido de Jesus resolveu apostar na produção de abacaxis na sua propriedade, no Distrito de Abunã, em Porto Velho. Hoje, Ozair possui 80 mil pés, mas precisa produzir ainda mais para suprir a demanda que não pára de crescer. Desde agosto de 2010, a produção de abacaxis na região faz parte do projeto “Tempo de Empreender Rondônia”, que investe na viabilização técnica e econômica da produção e comercialização de frutas de agricultores familiares do Abunã.
O projeto é uma iniciativa do Instituto Camargo Corrêa e construtora Camargo Corrêa em parceria com Sebrae. A assistência técnica oferecida pelo projeto permitiu a ampliação e melhoria do agronegócio, através da análise do PH do solo, do fornecimento de mudas e materiais como calcário e adubo, e de orientações sobre o manuseio das culturas, também prestadas aos produtores pelo “Tempo de Empreender Rondônia”.
Ozair lembra que, quando decidiu apostar na cultura do abacaxi, foi muito criticado pelos vizinhos agricultores. As primeiras vendas no novo negócio só ocorreram em 2010. “Vendi uma casa e um carro para poder investir. Trabalhei como operário, mas sempre acreditando que daria certo”, lembrou. Dona Geraldina, sua mulher, trabalhou como doméstica para apoiar os sonhos da família. “Investimos tudo o que tínhamos, mas confesso que às vezes perdia o sono preocupada com as dívidas”, desabafou a agricultora.
Já na primeira colheita, os dois puderam adquirir um caminhão para o transporte dos frutos, vendidos em Porto Velho. Os encontros de negócios promovidos pelo Projeto proporcionaram aos agricultores boas vendas para os supermercados e varejos da capital. Além disso, o refeitório da UHE Jirau pretende firmar com a cooperativa de produtores um contrato de compra de três mil frutos por semana.
O abacaxi produzido na região vem sendo bastante disputado devido à qualidade da fruta, considerada extremamente saborosa. A nova safra está sendo muito disputada. O principal período da colheita ocorre entre os meses de agosto a dezembro. Diversas famílias que aderiram ao projeto “Tempo de Empreender” já plantaram suas mudas, mas só devem colher em 2012.
Além das técnicas de manejo e produção, uma das ações também previstas pelo projeto é fortalecer a cooperativa que reúne os produtores do Abunã, que pretende instalar câmara fria para facilitar o armazenamento dos frutos e aperfeiçoar o planejamento e escoamento da safra, através da indução dos frutos durante o período de floração. Isso vai permitir que os produtores possam calcular a produção para o ano inteiro.
Parceiros
“Tempo de Empreender Rondônia” é uma realização do Instituto Camargo Corrêa, Sebrae, Construtora Camargo Corrêa e Energia Sustentável do Brasil, em parceria com a Emater, Prefeitura de Porto Velho, Organização e Planejamento em Biodiversidade, Universidade Federal de Santa Catarina, Sescoop, Embrapa, Federação do Comércio, Federação da Agricultura, FCDL, Federação das Indústrias, Facer, Secretaria de Finanças de Rondônia, Sedam, Incra, Ibama, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Sedes e Semagric.