MP intermedeia acordo que dinamiza realização de corpo de delito em Machadinho

MP intermedeia acordo que dinamiza realização de corpo de delito em Machadinho

MP intermedeia acordo que dinamiza realização de corpo de delito em Machadinho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Reunião coordenada esta semana pelo Ministério Público de Rondônia definiu medidas para solucionar problemas referentes à realização de exames de corpo de delito no município de Machadinho do Oeste. Uma das soluções acordadas entre as classes médica e policial é a de que os exames relativos a lesões corporais em geral e embriaguez serão realizados por médicos de plantão da rede pública de saúde, sem qualquer restrição.
A reunião, presidida pelo Promotor de Justiça de Machadinho do Oeste, Anderson Batista de Oliveira, foi motivada pela ocorrência de impasses na realização dos procedimentos. Os médicos queixavam-se da insuficiência de qualificação para certos tipos de exames, ausência de formulários vindos da delegacia com orientações sobre os procedimentos, além da apresentação de cadáveres, detentos e vítimas sem documentação necessária para a identificação, entre outras reclamações.
Já as Polícias Civil e Militar tinham como principal reivindicação a necessidade de pronto atendimento e a demora dos profissionais de saúde para a realização dos exames, situação que estaria exigindo maior cuidado na guarnição de presos e aumentando riscos de tentativas de fuga.
Visando sanar o problema, os participantes da reunião acordaram que o tempo para atendimento em casos de embriaguez, lesões corporais e óbito será de 30 minutos, a partir da apresentação do periciando no hospital. Exames de morte serão realizados normalmente pelos médicos plantonistas, salvo os casos reconhecidamente mais complexos, que serão encaminhados para o Instituto Médico Legal de Ariquemes ou de Porto Velho.
Outro ponto deliberado foi o de que eventuais faltas ou deficiências de documentação das pessoas a serem submetidas aos procedimentos não impedirão a realização dos exames. Assim, o médico preencherá o formulário de laudo com os dados de identificação disponíveis no momento. A confirmação da veracidade dos dados ficará a cargo das Polícias Civil ou Militar.
Durante a reunião, o Promotor de Justiça Anderson Batista de Oliveira também se comprometeu a empreender esforços para obter para a Delegacia de Machadinho viatura adequada para o transporte de cadáveres ao IML de Ariquemes ou Porto Velho.
Após consolidar as 11 medidas a serem adotadas pelas equipes dos profissionais de saúde e da segurança pública, o integrante do Ministério Público ressaltou a disposição e colaboração dos envolvidos em definir soluções que garantirão melhor atendimento à sociedade.
Participaram da reunião o Secretário Municipal de Saúde, Edson Casarão, os delegados de Polícia Civil Sérgio Seizo e Fabrízia Elias, o comandante do Pelotão de Machadinho, Tenente Philippe Rodrigues, o diretor clínico do Hospital de Machadinho, médico Mário Benício, e os médicos plantonistas Arildo Gonzaga, Arnaldo Fraga e Édison Bacarji.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS