Utilização da carta psicografada como prova é debatida em palestra na Uniron

Utilização da carta psicografada como prova é debatida em palestra na Uniron

Utilização da carta psicografada como prova é debatida em palestra na Uniron

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na noite desta quarta-feira, dia 08, sob a orientação da Coordenação do Curso de Direito e o apoio da OAB/RO, a turma D23 realizou o evento “Palestras Jurídicas” no auditório da Unidade III da instituição, localizado no Porto Velho Shopping, para acadêmicos e profissionais da área.
O professor e advogado gaúcho, Dr. Lúcio Santoro de Constantino, veio a Porto Velho participar do evento e realizar a palestra “A carta psicografa no tribunal do júri”, que tratou da utilização deste instrumento como prova no processo penal.
Dr. Constantino conta que a palestra surgiu a partir da apresentação de uma carta psicografada na defesa de sua cliente, na qual a mensagem transcrita a inocentava. A prova foi aceita e a cliente absolvida. Com este, são 5 os casos consagrados de uso de carta psicografada no processo penal.
O assunto é polêmico, levanta muitos questionamentos, envolve críticas exacerbadas e manifestações agudas quanto a utilização, já que envolve completamente a justiça e a religião. Dr. Constantino diz que a Constituição Federal permite a liberdade de culto religioso e não apresenta preconceitos quanto a utilização destas provas. “Não sou espírita, mas sou advogado e como tal um instrumento para a feitura da justiça”, declara.
O professor explica que o que diferencia na hora da apresentação das provas é a técnica defensiva, pois a utilização da carta psicografa não é garantia de causa ganha. “Na ocasião em que apresentei a carta, existiam mais provas e foram utilizadas. A absolvição se deu pela conjunção de vários elementos probatórios”.
“Espero que os participantes tenham saído da palestra acreditando ainda mais no direito e que tenham oportunidades como eu tive de me socorrer de meios de prova não tão comuns quanto a carta”, finaliza Dr. Lúcio Constantino.
Dr. Lúcio Santoro de Constantino é Professor Universitário e Advogado. Especialista em Ciências Penais (PUC/RS), Mestre em Ciências Criminais (PUC/RS) e Doutorando em Direito (UNISINOS).
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS