Estado começa pela educação a implantar programa de qualidade
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ideia é estender o sistema de melhoria a todas as secretarias, melhorando a eficiência na prestação do serviço público
Entre julho e agosto deste ano, as 412 escolas públicas estaduais de Rondônia deverão implantar o programa D-olho na qualidade. A informação do secretário estadual de Educação, Jorge Alberto Elarrat Canto, ao participar da solenidade de lançamento do programa, numa parceria do governo do Estado com o Sebrae, que detém a metodologia, na manhã desta quinta-feira (9), em Porto Velho.
De-olho significa Descarte, Organização, Limpeza, Higiene e Ordem mantida, e deriva das palavras japonesas seiri, seiton seiso; seiketsu e shitsuke.
Elas possibilitam mudança comportamental e consequentemente melhoria do ambiente pessoal/profissional e da qualidade de vida a partir de mudanças, começando pelas atitudes individuais.
Pelo convênio, a Seduc (Secretaria Estadual de Educação) inicia agora a sensibilização de mil servidores e formação de multiplicadores, que irão liderar o processo de implantação em suas áreas, representações de ensino e escolas.
Segundo a secretária-adjunta de Educação, Neila Pires Myrria, a ideia é fazer da qualidade uma política de governo, estendendo a metodologia às demais secretarias.
“A Seduc está disponibilizando às secretarias estaduais cinco vagas para o workshop de sensibilização, para que a iniciativa seja replicada e incorporada por todos, afirma Neila.
De acordo com o secretário Jorge Elarrat, “o governo já melhorou muito o desempenho da educação nesses primeiros meses de gestão. Mas não basta investir apenas em estrutura física das escolas e adequar a gestão. Ao adotar o programa, “buscamos também melhorar a qualidade das políticas de ensino no Estado”.
O diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia, Pedro Teixeira Chaves, disse na ocasião que o governador Confúcio Moura acertou na decisão de implantar os 5S, começando pela área de educação, que é fundamental em qualquer nível, com a decisão de levar a medida a toda a estrutura de governo”.
Dezenas de pessoas compareceram ao salão nobre do Rondon Palace Hotel, onde aconteceu o evento. O governador Confúcio Moura foi representado pelo secretário chefe da Casa Civil do Estado, Ricardo Sá Vieira. Para ele, “a proposta é para que se responda aos contribuintes e à sociedade rondoniense com maior eficiência no serviço público”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!