Zona Leste lembra cinco anos do assassinato do professor Josafá Borges

Zona Leste lembra cinco anos do assassinato do professor Josafá Borges

Zona Leste lembra cinco anos do assassinato do professor Josafá Borges

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Hoje, 16 de maio completam-se cinco (5) anos do assassinato do professor Josafá Borges da Silva por um soldado da Companhia de Operações Especiais (COE). A Comissão Justiça e Paz (CJP) Arquidiocese de Porto Velho estará realizando uma coletiva hoje com a imprensa às 15h30 na Igreja Santa Edwiges, na Rua Petrolina, 11258 no bairro Marcos Freire. Também estará divulgando uma carta aberta solicitando justiça ao caso.

Segundo o coordenador da CJP padre José Geraldo (Pe. Juquinha), Josafá era um jovem de 24 anos que participava ativamente da comunidade religiosa da Zona Leste, era atleta e atuava como o professor voluntário do projeto vestibular comunitário “Resgatando o Ontem para Conquistar o Amanhã” (ROCA) que funcionava no colégio Marcelo Cândia. “Ele foi assassinado cruelmente com dois tiros a queima roupa pelo policial militar Guimarães da Companhia de Operações Especiais (COE) que o confundiu com um bandido. O policial não lhe deu se quer a chance de explicar sua verdadeira identidade”. E acrescenta, “o que mais intriga a comunidade foi que o policial da COE invadiu a casa do professor sem ordem judicial e o assassinou com os dois tiros a queira roupa, isso não é somente um absurdo é revoltante, pois até mesmo os que estão acostumados a conviver com a violência, abominaram a situação”.

A CJP que tem a missão de atuar na defesa dos direitos humanos vem acompanhando o caso na justiça. Depois do corpo de sido exumado e constatado o assassinato, o PM Guimarães foi a júri popular e condenado a 6 (seis) anos de prisão em regime semiaberto e o direito de perder a sua farda. Porém, como o seu advogado recorreu da sentença, se está se aguardando a conclusão final. O coordenador da CJP, padre Juquinha encerra dizendo, “não vamos deixar que esse caso fique no esquecimento e que a justiça dos homens seja feita”.

 

 

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS