Secretária da Sedam reúne-se com representantes do segmento madeireiro na FIERO
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Atendendo solicitação do presidente do Sistema FIERO, Denis Baú, a secretária de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Nanci Maria Rodrigues da Silva participou de reunião com diretores da Federação das Indústrias, representantes de associações de madeireiros e técnicos de gestão florestal para apresentação da migração do SISFLORA (Sistema de Controle de Transporte de Produtos Florestais) para o DOF (Documento de Origem Florestal).
Realizada na sala de reunião do Sistema FIERO, o encontro teve como objetivo mostrar para o setor produtivo como o novo sistema vai funcionar e como lidar com as informações. A secretária garantiu que a migração do SISFLORA para o Sistema DOF, vai facilitar a vida dos usuários e do órgão ambiental, uma vez que o sistema DOF tem base integrada com todos os Estados, segundo as normas do Conama.
Nanci explicou que o DOF é um documento eletrônico de controle de produtos e subprodutos florestais, gerido através de um sistema informatizado com um banco de dados centralizado. “É concebido levando em conta os ditames das normas Estaduais e Federais regradores das fiscalizações e padroniza classificações, na forma do estabelecido na resolução Conama 411/09, ao mesmo tempo em que permite inserção de subclassificações. Rondônia é o quinto estado a fazer a conversão do sistema, segundo informações de Carlos Fabiano Cardoso, coordenador geral de Recursos Florestais do IBAMA. Maranhão, Ceará, Bahia e Paraná tinham sistemas próprios e migraram para o DOF”, disse.
Na mesma reunião, a secretária sanou dúvidas sobre o licenciamento ambiental em propriedade rural; licenciamento para o setor madeireiro e pesqueiro, assim como para a extração de substância mineral (areia em leito dos rios). Ela alertou que a Sedam não está encaminhando email solicitando a transmissão da Guia Florestal (GF) para o Documento de Origem Florestal (DOF) e que qualquer mensagem nesse sentido deve ser ignorada. “Quando for feita a migração do SISFLORA para o DOF, a secretaria vai informar a todos os usuários oficialmente pelos meios de comunicação”.
O presidente Denis Baú ressaltou a atuação da Sedam nesse setor, enfatizando a atuação da secretária Nanci Rodrigues. “Meu ponto de vista é o mesmo do diretor Edmilson Cândido, ao afirmar que este encontro significa um marco na relação do setor produtivo com o governo por meio da Sedam, principalmente nesta questão ambiental. O que tranqüiliza o setor é que o governador Confúcio Moura está com sua a atenção e preocupação voltada em pontuar esta situação”, disse Baú.
O diretor da FIERO e presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Madeira de Rolim de Moura, Nova Brasilândia e Santa Luzia, Edmilson Matos Cândido ressaltou que a reunião foi produtiva, pois a secretária explicou que a estrutura da Sedam é deficitária em termos de pessoal. “Como usurários percebemos isso, mas compreendemos, que o órgão realmente está precisando contratar pessoal. Vale frisar que o órgão está providenciando a contratação emergencial de profissionais ou a vinda de profissionais do interior para fazer este atendimento para desafogar o sistema que conta com oito mil processos à espera de análise e liberação.
Edmilson frisou que o aporte da FIERO mediante o presidente Denis Baú foi de fundamental importância para que a reunião acontecesse. Ele concluiu dizendo que atualmente todos os segmentos produtivos, desde a construção civil ou da panificação precisam de licença. “Todos têm de passar pela Sedam, um órgão crucial para o desenvolvimento do Estado. É vital este contato, esta proximidade com o governo, mostrando a cara do empresário, e não das pessoas que entram no setor para se aproveitar e usufruir de forma ilegal”, disse.
UNICOM FIERO
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!