A Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, através da Secretaria de Fazenda (Semfaz), alerta a todos os contribuintes que receberam notificações extrajudiciais da Semfaz, ou que têm débitos junto à municipalidade, que terão apenas até o próximo dia 30 de dezemb
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, através da Secretaria de Fazenda (Semfaz), alerta a todos os contribuintes que receberam notificações extrajudiciais da Semfaz, ou que têm débitos junto à municipalidade, que terão apenas até o próximo dia 30 de dezembro (quinta-feira), para pagamento do seu débito, ou parcelamento, em até 18 vezes, para que desta forma, seus nomes não sejam inscritos nos órgãos de proteção ao crédito.
O prazo do dia 30 dezembro, quinta-feira, é em função de que no dia 31, sexta-feira, será feriado bancário, e que, quem não efetuar o pagamento dos seus débitos de IPTU, ISSQN, alvarás, etc..., até a referida data, a Prefeitura, por força de Lei, é obrigada a efetuar o cadastramento dos contribuintes inadimplentes no CADIN-M, SERASA, SPC e Cartório de Protestos.
Segundo o Secretário de Fazenda, Washington Roberto Nascimento, mesmo com todos os alertas, notificações extrajudiciais, matérias jornalísticas, divulgando a necessidade dos contribuintes quitarem os seus débitos com a municipalidade, ainda há um grande número de contribuintes inadimplentes, e isto tem criado um sério problema para a Dívida Ativa do Município, por acumular um número muito alto, o que hoje ultrapassa o valor de R$ 25 milhões. “A única saída que estamos encontrando é aplicação de uma medicação pesada, que é a inscrição desses contribuintes inadimplentes junto a organismos de negativação de crédito do contribuinte, concomitante com a cobrança judicial”, explicou Washington, complementando que deixar o contribuinte com seu crédito negativado é uma atitude pesada, uma vez que este ato irá ocasionar conseqüências diretas no cotidiano financeiro do contribuinte inadimplente, pois o seu crédito junto aos bancos, cartões de crédito, comércio, prestadores de serviço, entre outros, estarão negativados. “Todavia, não há alternativa para receber os tributos municipais dos contribuintes inadimplentes. A cobrança via justiça, além de morosa, engloba uma série de artifícios jurídicos que protelam o recebimento por parte da Prefeitura”, explicou.
Agora, com a inscrição no CADIN-M, SPC, SERASA e Cartório de Protestos, nada impede que a Prefeitura continue a cobrança judicial, e enquanto a mesma está em andamento jurídico, o contribuinte inadimplente fica com seu crédito negativado.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!