O Brasil é um país pobre, já os Estados Unidos são um país rico. A Europa tem vários países ricos e nenhum pobre. Antes, nós éramos do Terceiro Mundo, hoje somos emergentes, mas ainda pobres ou com muitos pobres. Quase todo mundo sabe as principais diferenças entre pobres e ricos. Rondônia, por exemplo, é um estado pobre, já São Paulo é um estado rico. Existem muitos estados ricos no Brasil. Mas as diferenças entre pobres e ricos em nosso país são bem maiores do que pensamos. Pobre quase sempre é analfabeto e geralmente estuda em escola pública. Ao contrário do rico, que tem à disposição a escola particular. Pobre paga para estudar em faculdade, rico estuda em Universidade Federal. Cursos de pobre geralmente são aqueles que oferecem muitas vagas e poucas oportunidades no mercado de trabalho. Curso de rico é aquele cujo mercado ainda não está saturado e paga muito bem ao profissional recém formado. Rico fala Inglês ou Espanhol, pobre nem o Português sabe falar direito. Rico dança ballet, pobre dança "Boi" e ainda acha que é cultura.
Pobre sonha com a casa própria, rico mora em flat e paga condomínio. Cozinha de pobre tem liquidificador com saia bordada, cachorro de louça na porta (ou verdadeiro no quintal) e paredes decoradas com pássaros, também de louça, grandes, médios e pequenos. Rico tem computador de última geração, televisão de plasma ou LED e carro importado, já o miserável do pobre anda de ônibus e vai à Lan House se não quiser ser chamado de excluído digital. Pobre vota no Governo, rico faz oposição. Rico tem leitura de mundo, pobre nem ler sabe. É óbvio que pobre vai ao Arraial Flor do Maracujá, Expovel e carnaval fora de época, rico vai ao teatro e ganha dinheiro com a Expovel. Avião é transporte de rico enquanto ônibus serve aos sem dinheiro. Ricos são eleitos e pobres são eleitores. A democracia, quando convém, é defendida pelos ricos enquanto os pobres “choram um olho e lagrimam o outro” por uma ditadura. Resumindo: pobre é ditador, rico é democrata. Rico vota por ter consciência política, pobre vota por uma cesta básica.
Rico é ateu, judeu ou católico, já pobre é macumbeiro ou segue a religião dos outros. Música clássica é ouvida pelo rico enquanto pagode, pelo pobre. O SBT é uma emissora de televisão direcionada aos pobres enquanto a Discovey Channel, CNN e Globo News satisfazem o telespectador endinheirado. Pobre vai à feira de bairro, rico ao Shopping Center. Claro que se entende por que Orkut, MSN, Lap Top, Twitter e Blog são palavras comuns a quem tem posses enquanto o favelado nem tem palavras para designar estas coisas. Rico consome droga que geralmente é vendida pelo pobre. Doença de pobre é dengue, diarréia, curuba ou malária. Rico pega gripe suína (Influenza H1n1) quando está de férias em Buenos Aires ou na Europa e procura tratamento nos hospitais conveniados com os mais caros planos de saúde ou mesmo fora do Estado. Pobre vai ao Hospital de Base ou João Paulo Segundo e ainda fica feliz se consegue uma ficha para ser atendido dois meses depois num posto de saúde da Prefeitura ou do Governo do Estado.
O rico quando entra na política é para triplicar a sua fortuna. Pobre nem político consegue ser. Acredita-se que mais de 80 por cento dos eleitores brasileiros são pobres e por isso mesmo mantêm os outros 20 por cento como reféns de suas estúpidas escolhas. Enquanto o rico é sempre bem votado, o pobre nem votar sabe. Na atual conjuntura da nossa política, precisa dizer quem é ficha limpa e quem é ficha suja? Bairro ou prédio de rico tem nome em francês: "maison". Pobre mora em estância, invasão ou favela. Cidadão rico com muitos filhos é excêntrico, pobre é idiota mesmo. Tênis é o esporte favorito da elite. Pobre pratica esporte? Por isto o nosso país é o que é. Enquanto o Brasil for povoado por esta gentinha “chinfrim” e sem nenhum “pedegree”, seremos a escória do mundo, a terra onde tudo é possível, a nação do absurdo. Um país periférico e habitado por “jecas”. No entanto, eu já vi muitos pobres que agem como se ricos fossem e muitos ricos que têm a mania de agir como pobres. Já me disseram que eu sou da classe média, casta social aonde muitos pobres querem chegar e de onde muitos ricos não deveriam ter saído.
*Leciona em Porto Velho.