Confira o balanço geral do segundo turno do Tribunal Regional Eleitoral de RO

Mais de 3.300 urnas estiveram em funcionamento em todo Estado, dessas apenas 23 apresentaram problemas e foram substituídas, o que equivale a 0,69% do total.. O número de ocorrências neste segundo turno foi inferior ao do primeiro...

Confira o balanço geral do segundo turno do Tribunal Regional Eleitoral de RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A votação

 

Em um domingo nublado na maior parte do Estado, a exemplo do ocorrido no primeiro turno, a votação seguiu normalmente durante todo o dia. Nenhum incidente digno de nota foi detectado, o que revela um segundo turno ainda mais tranquilo do que o primeiro.

 

Urnas

 

Mais de 3.300 urnas estiveram em funcionamento em todo Estado, dessas apenas 23 apresentaram problemas e foram substituídas, o que equivale a 0,69% do total.. O número de ocorrências neste segundo turno foi inferior ao do primeiro, no qual 33 urnas foram trocadas.

 

Abstenção

 

No tocante à abstenção, a média nacional foi de 21,50%, o que equivale dizer que 29.196.930 eleitores não compareceram às urnas no segundo turno.

 

Em Rondônia o índice de abstenção neste segundo turno foi um pouco maior que a média nacional, e elevou-se também em relação à taxa apresentada no primeiro turno do Estado. Duzentos e setenta e seis mil quatrocentos e cinqüenta eleitores rondonienses deixaram de votar nesse segundo turno, o que equivale a 25,64% do eleitorado.

 

Transporte de Eleitores

 

Segundo a comissão de transportes de Porto Velho os eleitores residentes na Zona Rural não tiveram problemas em seu deslocamento para o exercício do voto. O mesmo quadro de tranqüilidade se estendeu em todo o interior do Estado.

 

Na zona rural de Porto Velho, os próprios motoristas verificaram, no segundo turno, um número menor de eleitores em comparação ao primeiro. Em algumas linhas, como a do Rei do Peixe, e outras em Itapuã e em União Bandeirantes, estavam programadas duas viagens, porém em razão do baixo número de eleitores apenas um deslocamento foi necessário.

 

Disque- Eleição 148

 

O Disque-Eleição 148 recebeu, somente no domingo de segundo turno, 324 denúncias relatando possíveis práticas de crimes eleitorais e propaganda irregular.

 

O maior número de denúncias se concentrou na capital, foram 59. Em Candeias, 20 denúncias alertavam possíveis práticas de ilícitos eleitorais. No interior do estado, a maior incidência de denúncias registradas pelo 148 foi em Ouro Preto do Oeste, com 18 denúncias, seguido de Cacoal (17) e Ariquemes e Ji-Paraná, ambas com 16 denúncias recebidas.

 

Nesse mesmo dia, a central 148 registrou mais de 1.000 atendimentos ao público.

 

O número exato de ocorrências policiais, até o momento de publicação desta nota, ainda não foi confirmado pela Coordenação de Segurança, que fará relatório circunstanciado de toda a ação policial no Estado durante o segundo turno, porém já se sabe que os maiores fatos geradores de ações policiais foram, boca de urna, transporte irregular de eleitores, compra de votos e desrespeito à “Lei Seca”.

 

Movimentação no TRE

 

Ao se aproximar o fim da votação, por volta das 16h30, a área destinada à imprensa já estava repleta de jornalistas cobrindo, em tempo real, os fatos mais relevantes e informando à população em geral sobre todos os acontecimentos inerentes às eleições. Na frente do TRE, centenas de pessoas se reuniram para acompanhar pelo telão disponibilizado pelo Tribunal a apuração dos votos.

 

Transmissão dos votos via Satélite/ Divulgação dos Resultados

 

A agilidade na divulgação dos resultados deste segundo turno das Eleições 2010 deve-se a uma série de fatores, entre eles a transmissão via satélite dos votos depositados nas urnas eletrônicas de todo o país. Novidade neste pleito, o procedimento de repasse de dados por meio de satélite para totalização dos resultados ocorreu em mais 1,2 mil localidades de cerca de 400 municípios, espalhados por 15 estados da Federação.

As localidades contempladas com essa tecnologia foram escolhidas em virtude da distância, do difícil acesso e da escassez ou inexistência de sistemas capazes de promover comunicação rápida e de qualidade. Muitos desses locais, em certas épocas do ano, tornam-se intransitáveis, seja por via terrestre ou hidroviária.


Em Rondônia 36 localidades transmitiram seus votos via satélite e os Municípios que se utilizaram dessa tecnologia para transmitir votos de locais mais distantes foram: Guajará-Mirim, Vilhena, Costa Marques, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Alta Floresta do Oeste, Santa Luzia, Jaru e Machadinho do Oeste.

 

Em Porto Velho, oito locais transmitiram dados via satélite, são eles: Assentamento Joana Dárc, Cujubim Grande, Distrito de Calama, União Bandeirantes, Santa Catariana, Reserva do Lago do Cuniã, Vila Rio Pardo, Distrito de Demarcação.

Com os pontos de transmissão, o TRE recebeu com muito mais velocidade dados da votação nas comunidades quilombolas, aldeias, reservas indígenas e assentamentos, do interior e capital do Estado.

Prova da efetividade dessa tecnologia foi a celeridade na apuração e divulgação dos resultados. Pela ordem de encerramento, Rondônia foi o quarto Estado a terminar a apuração dos seus votos. Às 20h, cem por cento das urnas já estavam totalizadas e, poucos minutos depois, o Presidente da Comissão Apuradora e Totalizadora do TRE, Desembargador Rowilson Teixeira, proclamou o resultado das eleições indicando o Governador Eleito.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS