Nos próximos dias 14 e 15 de outubro, a Comissão do Pacto da Criança e do Adolescente de Rolim de Moura, proferido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), realizará o 1º Fórum do Selo Unicef. A meta é mobilizar um maior número de articuladores visando a garantia dos direitos da Criança e Adolescente do município.
Na ultima semana, a Comissão Municipal do UNICEF se reuniu com órgãos do Sistema de Garantia dos direitos da Criança e do Adolescente para definirem o cronograma de atividades para o Fórum, que já tem definido a apresentação de um diagnóstico da situação do município em relação a Criança e o Adolescente.
De acordo com a Articuladora Municipal do Unicef, Paola Gasques, o Fórum proporcionará um debate de eixos voltados às necessidades e prioridades da criança e do adolescente de Rolim de Moura, discutindo propostas nas áreas da saúde, educação e ação social, articulando políticas públicas e a redução das desigualdades sociais. Ela disse ainda que diversas palestras já estão sendo definidas, norteando as discussões do 1º Fórum Municipal do Pacto da Criança e do Adolescente.
Para o prefeito Tião Serraia, a participação de todos demonstra um ato de cidadania, assegurando os direitos da criança e do adolescente e garantindo à comunidade um desenvolvimento saudável. “Queremos mais do que a conquista do Selo Unicef; queremos fortalecer a gestão local e contribuir efetivamente para o desenvolvimento social, visando a redução das disparidades regionais”, disse Serraia.
O Pacto é fundamental para que o Brasil alcance, até 2015, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O compromisso é ainda uma contribuição para o País efetivar a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069/90), assegurando a cada pequeno e jovem cidadão o direito a sobreviver e se desenvolver, aprender, proteger-se do HIV/Aids, crescer sem violência, exercer sua cidadania, ser respeitado em sua identidade étnico-racial e ser prioridade nas políticas públicas, conforme dita o UNICEF.