Nitroglicerina impura
O tapete do Flamengo é grande e muita sujeira vem sendo empurrada pra baixo dele. Mas demitir Silas agora seria acumular mais poeira ainda. Fez bem o comandante Zico em manter o técnico. Os problemas do Mengão não estão no treinador. O clube contratou mal, demorou para resolver impasses após o título e não se planejou para sustentá-lo. O resultado é a campanha horrorosa de 2010, com afagos perigosos na parte de baixo da tabela. Puxar o tapete do treinador e trazer Luxemburgo numa hora dessas pode ser o combustível que falta para explodir a sala. Por falar em explosivos, o jogo de sábado é contra o Fogão. Parece piada pronta!
Quando será...
A hora de limpar o ambiente, arejar a sala, rever conceitos e retomar o caminho do clube é após o Brasileirão. Aí sim: pega-se o tapete pra bater lá fora, tirar a sujeira, reformar o ambiente. Quem sabe alguém recupera o trabalho de base, que um dia foi o celeiro principal da Gávea. De onde surgiram craques que consolidaram a paixão de uma gigantesca paixão. E é do Zico que se espera essa retomada. É nele que os torcedores enxergam a pessoa capaz de fazer o Flamengo um time do tamanho da sua torcida.
Ocaso
Assim como alguns candidatos, combalidos pelas pesquisas, o São Paulo jogou a toalha. Ao menos foi o que deu a entender o seu líder, capitão e maior ídolo Rogério Ceni. Que não acredita mais em título e vê com maus olhos a possibilidade de uma vaga na Libertadores. Claro que recuperações incríveis já aconteceram e o Tricolor é protagonista de algumas delas, mas acho que desta vez é esse o caminho para o time do Morumbi. Talvez seja melhor assim. Tem hora que é preciso mudar radicalmente. Acho que o próprio Rogério já precisa enxergar melhor os sinais da sua própria instabilidade. O contraste entre grandes atuações e frangos memoráveis desestabiliza o grupo todo. Que já não vem bem, graças à uma diretoria que não sabe o que quer.
Na luta
O Fluminense deu uma de Corinthians. Fez do sofrimento sua marca registrada e buscou no finalzinho o gol redentor. Já o Timão não lembrou nem de longe sua melhores e mais vibrantes atuações. Começou o jogo contra o Botafogo sinalizando que iria golear, acabou a partida torcendo para não perder em casa. E olha que chegou muito perto disso. Tudo o que o Flu queria: voltar a liderar mesmo com a sombra de um jogo a menos do seu maior rival nessa disputa. Embora ainda existam candidatos ao pódio. O Cruzeiro é quem dá mais pinta de que pode chegar.
A volta
Mesmo não sendo para brigar pelo título, o Palmeiras cumpre aquilo que muitos comentaristas haviam falado. E me incluo entre eles, já que publiquei por aqui isso também. Felipão iria acabar engrenando seu estilo. Readaptado ao Brasileirão levaria seu time a brigar lá em cima. Dito, feito e confirmado. E para evitar qualquer calmaria, a previsão é de um Furacão chegando nos próximos dias. Melhor recolher o tapete...