Em janeiro de 2011, alguns jovens de Porto Velho viajarão à Itália para um intercâmbio cultural. São jovens da zona Leste que farão apresentações e ensinarão aos italianos, as danças do Boi bumbá, Forró, Carimbó e como se joga a Capoeira. A primeira dama do município, Lucilene Peixoto, representou o prefeito Roberto Sobrinho na reunião com o padre Enzo Mágano em visita à capital, que veio com a proposta de realizar o intercâmbio entre jovens de Porto Velho e Itália. Os jovens são freqüentadores da Associação São Thiago Maior, no bairro JK. Como incentivo aos jovens, a prefeitura doará R$ 30 mil através da Fundação Cultural Iariupuna, para custear algumas despesas, “O prefeito Roberto Sobrinho, mais uma vez faz questão de apoiar a cultura local e agora através deste projeto, Porto Velho será representada por nossos jovens dançarinos. Este apoio cultural é muito importante para que a nossa cultura amazônica seja conhecida em outros países e promova a união através da arte entre os jovens de Porto Velho e da Itália, estreitando ainda mais os laços entre os dois países”, destacou Lucilene Peixoto, representando no ato o prefeito Roberto Sobrinho.
Este recurso será utilizado para a aquisição das passagens aéreas, hospedagens e outros custos na Itália. Os jovens de Porto Velho também aprenderão danças italianas como a Tarantela, que vem do século XVIII, é dançada por um ou mais pares e torna-se mais rápida à medida que vai avançando.
Parceria Antiga
O prefeito Roberto Sobrinho tem um histórico de apoio à cultura e às ações de atendimentos aos mais carentes e necessitados com a parceria da Associação São Thiago Maior. Quando Roberto Sobrinho foi secretário municipal de educação, apoiou a iniciativa do padre Enzo de formar jovens na arte da cerâmica, hoje existe uma escola de cerâmica formando e profissionalizando vários jovens carentes. Também foram realizadas parcerias para a profissionalização de alunos da rede municipal de ensino.
A prefeitura também inaugurou em julho de 2009, a Casa de Internação para Mulheres Dependentes Químicas “Associação Terapêutica Nossa Senhora Aparecida”, em parceria com a Associação Casa Família Rosetta. A casa tem capacidade para atender 20 mulheres e está localizada na BR 364, no quilômetro 28 sentido Cuiabá. “Não tem como negar que Porto Velho tem o privilégio de ser a única capital brasileira a ter matriz da Associação Família Rosetta, que tem a sede localizada na Sicília, Itália. O elo entre Porto Velho e a Itália, principalmente através dos projetos sociais do padre Vicenzo Source, presidente e fundador da Casa Família Rosetta e o padre Enzo, ficam cada vez mais fortes e sempre que possível, dentro dos limites da prefeitura vamos manter essas ações que tanto beneficiam os jovens, as mulheres e as famílias portovelhenses”, apontou Roberto Sobrinho.