Moradores do distrito de Surpresa (pertencente ao município de Guajará-Mirim) estão revoltados com o descaso do poder público nas áreas educacional e de saúde na região. O deputado estadual Miguel Sena (PSDB), vice-presidente da Assembléia Legislativa esteve visitando a região e comprovou o descaso, chamando a atenção para a situação do posto de saúde, completamente abandonado.
O deputado Miguel Sena classificou de lastimável a situação em que se encontra a área de saúde do distrito de Surpresa, o que vem provocando a revolta dos moradores. Faltam medicamentos, pessoal técnico e enfermeiros na citada unidade de saúde. Segundo o deputado, a situação da saúde no distrito de Surpresa é de calamidade.
Continuando, afirmou o parlamentar que é preciso um urgente posicionamento da Prefeitura de Guajará-Mirim, pois a população não pode ficar sem atendimento médico. Ele cobrou ainda explicações da Prefeitura, sobre os motivos de ainda não ter sido concretizada a compra de uma “ambulancha”, pois os recursos estão disponibilizados na conta da administração municipal desde o dia 5 de março de 2010.
Com referência ao setor educacional, a situação também é tensa, principalmente após a decisão de alguns índios de fechar a Escola Salomão Melgar, diante da falta de funcionários de apoio, e principalmente de condições adequadas para funcionamento de aulas no período noturno.
De acordo com o deputado Miguel Sem, a falta de aparelhos de arcondicionado nas salas de aulas, favorece o aparecimento de diversificadas espécies de mosquitos, o que vem impedindo o funcionamento das aulas no período noturno. Neste sentido, ele já encaminhou pedido de providências a Secretaria Estadual de Educação no sentido de agilizar a compra dos aparelhos, além de dotar a escolar de funcionários de apoio, como zeladoras, merendeiras e agentes administrativos.