Sesau discute saúde do trabalhador a partir de segunda-feira (09) com oficina de capacitação

Sesau discute saúde do trabalhador a partir de segunda-feira (09) com oficina de capacitação

Sesau discute saúde do trabalhador a partir de segunda-feira (09) com oficina de capacitação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acontece de 9 a 13 deste mês, no auditório do Rondon Palace, a Oficina de Capacitação em Saúde do Trabalhador na Atenção Básica, que tem como objetivo tornar conhecida à política de saúde do trabalhador do Estado, e, ainda, capacitar agentes para notificação dos agravos de saúde desse público. O evento é uma iniciativa do Governo de Rondônia, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), órgão vinculado à Secretária Estadual de Saúde.
 
De acordo com organizadora, terapeuta ocupacional e psicóloga Edna Trindade Mello, durante os cinco dias de atividades cerca de 200 profissionais da capital, irão assistir palestras com os seguintes temas: Políticas Públicas de Saúde do Trabalhador, que serão ministradas pelos técnicos José Maria Frota; Doenças relacionadas ao Trabalho por Daniel Coutinho; Fatores de Riscos no Trabalho por Nazareno Rogério; Acolhimento Edna Trindade; Direito do Trabalhador, por Lúcia Altomar; Notificação por Ana Flora; Vigilância e Trabalho Infantil, por Nahylde Marcelino Rodrigues; Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho por Luiz Henrique; e Código de Saúde do Trabalhador, por Simone Nascimento.
 
Para o secretário estadual de Saúde Milton Moreira, o evento é da maior importância à classe trabalhadora, uma vez que dessa forma tornam-se conhecidas as políticas públicas para o homem trabalhador do Estado, além de cumprir-se a portaria nº 777/2004 exarada pelo Ministério da Saúde que determina os agravos de notificação obrigatória em Saúde do Trabalhador. A portaria está voltada a acidente de trabalho fatal (morte); acidente de trabalho com mutilações; acidente com exposição a material biológico; acidente do trabalho em crianças e adolescentes; dermatoses ocupacionais, intoxicações exógenas (por substâncias químicas, incluindo agrotóxico, gases tóxicos e metais pesados); lesões por esforços repetitivos (LER), distúrbios osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT; pneumoconioses; perda auditiva induzida por ruído ocupacional (PAIRO); transtornos mentais relacionados ao trabalho; e câncer também relacionado ao trabalho).
 
Milton Moreira disse ainda que a notificação serve para possibilitar o diagnóstico, estatísticas e políticas públicas de ações de promoção e prevenção da saúde do trabalhador pelas instituições competentes, intervindo no processo produtivo e na organização de trabalho inadequada. A notificação é feita por profissionais de saúde após o diagnóstico médico.
 

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), vinculado à Secretária do Estado da Saúde, foi inaugurado em 21 de setembro, é responsável pela promoção, prevenção, proteção, investigação e reabilitação do trabalhador vítima de doença e acidentes relacionados ao trabalho.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS