Promotores do MP avaliam estrutura do Corpo de Bombeiros

Promotores do MP avaliam estrutura do Corpo de Bombeiros

Promotores do MP avaliam estrutura do Corpo de Bombeiros

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A estrutura do Corpo de Bombeiros diante do acelerado processo de verticalização da cidade de Porto Velho foi avaliada pelo Ministério Público de Rondônia, durante visita dos Promotores de Justiça Geraldo Henrique Ramos Guimarães e Alexandre Jésus de Queiroz Santiago ao Comandante-Geral da corporação, Coronel Ronaldo Nunes Pereira, na última terça-feira (03/11). Na ocasião, os Promotores de Justiça fizeram uma análise do efetivo, equipamentos e veículos de que a instituição dispõe, como forma de diagnosticar possíveis problemas na oferta do serviço.
 
 A visita foi o primeiro passo de uma parceria entre MP e Corpo de Bombeiros na busca pela garantia da segurança dos cidadãos. Em razão do elevado número de prédios em construção na Capital - atualmente 180 obras desse porte estão em andamento, os Promotores de Justiça Geraldo Ramos, da Probidade Administrativa, e Alexandre Jésus, Diretor do Centro de Apoio Operacional Criminal, fizeram questionamentos quanto à ausência de um caminhão com a escada mecânica Magirus para combate a incêndios em edifícios. Eles foram informados de que a compra de um veículo, portando uma escada de 37 metros de comprimento, está em fase de encerramento.
 
Durante a visita, um dos pontos relatados pelo Comandante-Geral aos Membros do MP foi a inexistência da rede de hidrantes da cidade, situação que foge à responsabilidade da corporação. Por conta da escassez dessas válvulas de saída de água, o abastecimento dos veículos dos bombeiros é feito apenas na Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) ou no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira.
 
Outra questão apontada foi a negligência por parte da administração de condomínios quanto à reserva técnica de água a ser utilizada em casos de incêndio. Os Promotores de Justiça informaram que tais irregularidades motivarão procedimentos por parte do Ministério Público. Os Membros do MP também apuraram a construção de um quartel dos Bombeiros em Jaci-Paraná, para atender a demanda da usina de Jirau e obtiveram informações sobre a aquisição de veículos que foram encaminhados ao interior do Estado.
 
Em companhia do Comandante-Geral, os Promotores de Justiça também fizeram uma visita ao Curso de Formação dos Bombeiros e à unidade do bairro Marechal Rondon. Na ocasião, receberam informações sobre a aplicação dos recursos repassados à corporação, oriundos do IPVA e da Taxa de Incêndio, cobrada juntamente com o IPTU – cuja cobrança foi suspensa por ação do MP. Os valores oportunizaram a aquisição de três caminhões de combate a incêndio e 210 uniformes completos de sistema internacional. O jogo completo desse tipo de fardamento custa R$ 12 mil a unidade.
 
O Corpo de Bombeiros em Rondônia dispõe de 483 homens, dos quais 125 estão lotados em Porto Velho. Outros 150 recém-aprovados em concurso público estão sendo formados na academia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS