A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através do Programa de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (PRODEF) e do Ensino Médio (PDEM), vem dando continuidade às suas ações no que se refere ao desenvolvimento e melhoria da qualidade de ensino, realizando, pela primeira vez, os Exames Gerais (Provão) nas comunidades Quilombolas. As provas foram aplicadas no período de 05 à 09 de outubro, conforme Portaria 857/2009, nas Comunidades Quilombolas de Pedras Negras e Santo Antônio do Guaporé.
“Esse foi o primeiro governo a se preocupar com a educação dessas comunidades, que estavam desassistidas pelo poder público”, destacou Apolônio, presidente da Associação Quilombola local.
“Isso é, sem dúvida, um grande avanço. Gostaria de agradecer o empenho da equipe e principalmente do Governo do Estado que tem trabalhado para levar o ensino à todos , sem distinção. O aprendizado é um direito de todos e é dessa maneira que estamos trabalhando, em equipe por uma educação de qualidade, vencendo obstáculos e quebrando barreiras. Ressaltou, Marli Cahulla, secretária de Estado da Educação.
A equipe da coordenação de educação para a diversidade das comunidades tradicionais quilombolas e ribeirinhas (Projeto Raízes) desenvolve ações voltadas à educação dos afro-brasileiros, bem como outros assuntos referentes ao anti-racismo contemplando, principalmente, a implementação da Lei 10.639/03.
Para Erineide Rodrigues, coordenadora do projeto Raízes, a realização do provão nessas comunidades é de grande importância para a educação no Estado. “Vê-los participando desse avanço na educação e perceber o grande interesse desses jovens pelo ensino é maravilhoso e nos motiva cada vez mais a continuar nessa luta, levar educação a todos e em todos os lugares”, enfatizou.
A avaliação é feita in loco, com visitas permanentes com assessoramento pedagógico nas comunidades. Os trabalhos nessas comunidades são realizados contam com o apoio da Associação Ecovale (Associação ecológica e quilombola do Vale do Guaporé). Participaram do provão 32 jovens, com idade entre 16 e 34 anos.
Histórico
Desde o ano de 2005, até o presente momento a Secretaria de Estado da Educação já realizou as seguintes ações junto a essas Comunidades:
- Formação de 12 alunos que estão concluindo o Ensino Médio na Comunidade do Forte Príncipe da Beira e Rolim de Moura do Guaporé;
- Formação de 1° ao 9° ano com 198 professores das áreas Ribeirinhas e Quilombolas do Vale do Guaporé e Mamoré;
- Ciclo de Palestras sobre Educação e Saúde;
- Apoio Pedagógico e material permanente;
- 36 Professores Estaduais contratados para atender às demandas dessas Comunidades;
- 01 Escola de Ensino Fundamental e Médio no Distrito de Surpresa – Guajará-Mirim.