IBGE - Relatório coloca Rondônia com o pior índice de saneamento e eletricidade do Brasil

A Síntese dos Indicadores Sociais divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira indicou que 39% dos domicílios urbanos do país são considerados habitações precárias...

IBGE - Relatório coloca Rondônia com o pior índice de saneamento e eletricidade do Brasil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Síntese dos Indicadores Sociais divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira indicou que 39% dos domicílios urbanos do país são considerados habitações precárias.
 
Nestas casas não estão presentes, simultaneamente, um ou mais serviços como abastecimento de água (20,1%), esgotamento sanitário (80,8%), coleta de lixo (27,3%) e iluminação elétrica (0,5%).
 
Segundo a pesquisa, para cada 100 domicílios com acesso a todos os serviços, existem 64 sem.
 
Na região Norte, a relação se inverte: para cada 100 habitações com acesso, existem 571 sem.
 
O Sudeste apresenta o melhor número com 21 residências precárias, para cada 100. Entre as cidades, Rondônia lidera com o pior índice (2400 para cada 100), e São Paulo apresenta a melhor taxa (13 para cada 100).
 
Analisado separadamente, o serviço de esgotamento sanitário não esteve presente em 31,5%, o que corresponde a 15,4 milhões de domicílios. A situação mais favorável encontra-se no Sudeste, onde 90,2% das habitações tinham acesso ao serviço. Já no Norte, apenas 18,4% apresentavam esgotamento.
 
Ao usar como parâmetro o abastecimento de água, a região Norte apresentou novamente a situação mais precária, com 31,4% dos domicílios sem o serviço em 1998, o número era de 29,5%, um aumento de 1,9 pontos percentuais.
 
No país, a tendência foi contrária: apenas 6,8% não tiveram acesso a água tratada em 2008, contra 8,1% em 1998.
 
Em relação à coleta de lixo, 98,2% dos domicílios têm acesso ao serviço.
 
A região Nordeste teve o pior quadro com 4,7% dos domicílios sem coleta, seguido do Norte (4,3%), Centro-Oeste (1,1%), Sudeste (0,8%) e Sul (0,6%).
 
A coordenadora da pesquisa, Ana Lúcia Saboia, ressalta, porém, que só a coleta não garante uma melhoria da qualidade de vida.
 
“O destino do lixo passa a ser muito importante, para avançar é preciso ter um processo de reciclagem”, afirmou a coordenadora.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS