Nesta semana, a unidade da Idaron em Buritis (a 330 km de Porto Velho) está realizando um trabalho de notificação com produtores rurais num raio de 12 quilômetros da cidade. O motivo seria um foco positivo de raiva animal registrado em uma propriedade localizada na linha 04, quilômetro 02, zona rural do município. Além disso, os servidores do órgão também estão vacinando os bovinos da região. “Mais de 300 propriedades já foram notificadas e a previsão é que pelo menos 600 fazendas e sítios sejam visitados para as ações de combate e prevenção à doença”, disse Josimar Mateus, chefe da Ulsav da Idaron em Buritis.
Outra parte dos funcionários da Idaron realiza atividades de educação sanitária em rádios da cidade, com boletins sobre o caso de raiva animal e aproveitando para alertar os produtores. “É importante que os pecuaristas informem os servidores da Idaron, caso algum animal apresente qualquer sintoma. Daí, um fiscal ou técnico irá até a propriedade, onde vai recolher amostras de sangue para realizar exames em laboratório”, afirmou Josimar. Também aconteceram diversas palestras em escolas públicas de Buritis com o tema “Raiva em Herbívoros”.
De acordo com o chefe do escritório da Idaron em Buritis, nos próximos dias vão acontecer várias ações para a captura de morcegos, com o objetivo de controlar o número de animais na região.