Promotoria promove reuniões com produtores rurais para recuperação de matas ciliares

Promotoria promove reuniões com produtores rurais para recuperação de matas ciliares

Promotoria promove reuniões com produtores rurais para recuperação de matas ciliares

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A 2ª Promotoria de Justiça de Jaru (Curadoria do Meio Ambiente), por meio dos servidores Alci Gabriel Tavares Peixoto e Rooger Taylor Silva Rodrigues, promoveu reuniões com os produtores rurais da região de Tarilândia e Jaruaru, ambos distritos do município de Jaru, para início dos trabalhos do Projeto de Recuperação das Matas Ciliares do Rio Jaru naquela região.

 

Outros parceiros participaram das reuniões, como Sedam, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Emater, ONG EPA (Evitando a Poluição Ambiental) e CAERD. As reuniões foram realizadas no dia 22 de maio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Vieira de Melo, em Tarilândia, e no dia 23 de maio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaruaru, às 14:00 horas, no distrito do mesmo nome, onde foram ministradas palestras sobre a importância da preservação do meio ambiente e legislação ambiental, e houve apresentação do projeto aos produtores.

 

Inicialmente, o objetivo do projeto de recuperação das matas ciliares em Jaru era abranger somente uma área de 12 quilômetros do Rio Jaru compreendidos entre o ponto de captação de água da (Caerd) e o balneário denominado "Tonin Félix", que se situa no Km 12 da Linha 607, em virtude da necessidade de providências quanto à mortandade de peixes em época de seca nesse trecho.

 

Hoje, com a constatação de que 70% da bacia hidrográfica do Rio Jaru está comprometida, o projeto foi ampliado para toda a bacia, e hoje conta com vários parceiros, como Sedam, Sipam, Emater, Incra, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, CAERD, Associação Comercial e Industrial de Jaru e associações rurais.

 

Após várias reuniões com os parceiros e com os proprietários de terras fundiárias com o Rio Jaru, iniciaram-se os trabalhos no início deste mês, com a demarcação de áreas a serem isoladas. A meta para este ano é trabalhar as propriedades situadas entre o ponto de captação de água da CAERD e o balneário "Tonin Félix" e os situados no projeto Jaruaru, onde se localiza a nascente do rio, com o isolamento da área e o plantio de mudas até o mês de novembro, totalizando 500 hectares a serem isolados e o plantio de 550 mil mudas.

Devido à dimensão do projeto, que consiste em isolar e recuperar cerca de 3700 hectares de área, foi estabelecido um prazo de quatro anos para atingir toda a bacia hidrográfica do Rio Jaru, com o plantio de cerca 4.200.000 de mudas de espécies nativas.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS