Aberração Legislativa – Por Valdemir Caldas

Aberração Legislativa – Por Valdemir Caldas

Aberração Legislativa – Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia, no pleno uso e gozo de seus direitos constitucionais, precisa impedir que se deem foros de constitucionalidade a uma aberração legislativa, em tramitação naquela Casa.
 
Refiro-me à proposta esdrúxula do deputado Tiziu Jidalias, que transfere para o Estado a responsabilidade pela administração dos distritos, numa manifestação explícita de desrespeito à Constituição Federal, que atribui aos municípios a competência para criar, organizar e suprimir distritos.
 
Na semana passada, porém, a ALE realizou uma audiência pública para discutir o assunto. Foram convidados, dentre outras personalidades, prefeitos, vereadores, administradores distritais e a população em geral.
 
Autor do malsinado projeto, Tiziu foi o primeiro deputado a falar. Quem esperava ouvir dele uma justificativa convincente, calcada em instrumentos jurídicos sólidos, decepcionou-se.
 
Diante de uma mesa repleta de frutas regionais, o parlamentar danou-se a discorrer sobre a importância de cada um dos cinqüenta e cinco distritos na produção de gêneros alimentícios, sem ater-se à legalidade da proposição.
 
Convidada que foi para participar da solenidade, a Câmara Municipal de Porto Velho marcou presença. Por precaução, o presidente da Casa, vereador José Hermínio Coelho, levou um representante da procuradoria.
 
Entretanto, o ponto alto da tal audiência não foi a discussão do projeto, como era lícito esperar, nem a salada de frutas do deputado Tiziu, mas, sim, os impropérios distribuídos pelos parlamentares Miguel Sena e Valter Araújo. O advogado da Câmara de Porto Velho foi quem mais “apanhou”.
 
Mas ele não teria sido a única vítima da língua ferina de Sena e Araújo. Na sessão plenária de segunda-feira (18), além do presidente Hermínio Coelho, os vereadores Pastor Delso Moreira, Ramiro Negreiro, Zequinha Araújo, Jurandir Bengala e José Wildes, protestaram contra a maneira deselegante com que foram tratados na ALE, principalmente pelo deputado Araújo.
 
Araújo teria ficado irritado quando um vereador da capital disse que o serviço de instalação e fornecimento de água aos moradores dos distritos é de competência da CAERD, órgão do governo do estado. Foi o bastante para que o irmão deputado perdesse o equilíbrio e o admoestasse, em tom de motejo.
 
O plenário da ALE não pode fazer ouvido de marcador (porque admitir ignorância seria passar atestado) ao preceito exarado no art. 30 da Constituição Federal e aprovar esse monstrengo legislativo, simplesmente para satisfazer interesses politiqueiros, que em nada se coadunam com as legítimas aspirações sociais, além de representar uma afronta inominável ao nosso ordenamento jurídico.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS