De acordo com o responsável pela área de tecnologia do SENAI, Nilson Choeri as novas máquinas, incluindo quatro tornos mecânicos paralelos; quatro fresadoras ferramenteiras; três retificadoras planas tangenciais; duas retificadoras cilíndricas; e duas furadeiras de coluna -, integram um conjunto de equipamentos de tecnologia de ponta, que integra o programa do Departamento Nacional do SENAI para modernização de suas oficinas distribuídas por todos os estados do Brasil.
“Recebemos também todos os acessórios e mais um kit de manutenção, agregando componentes de hidráulica, pneumática, colocando dessa maneira o SENAI de Rondônia na mesma linha e da condição da usinagem com os estados mais desenvolvidos, permitindo realizar trabalhos de alto grau de complexidade”, explicou Choeri.
Nilson afirmou ainda que o novo maquinário, consorciado com outras iniciativas como laboratórios de serviços em fase de montagem, prestarão assistência técnica às empresas, que demandam novas tecnologias no campo de metal mecânica.
Para o diretor regional do SENAI, Vivaldo Matos a aquisição desses equipamentos representa uma resposta de Rondônia àqueles que aqui chegam achando o estado estaria muitos degraus abaixo de algumas demandas. “Este maquinário é importante, principalmente no conceito de utilização de tecnologia de ponta na vertente da metal mecânica”.
Vivaldo acrescentou que “neste primeiro momento foram investidos recursos na ordem de R$ 2 milhões e 300 mil que serão somados ao que realizamos em 2008 nas linhas dos editais do departamento nacional, que são caminhos de projetos subvencionados por Brasília”.
Matos Filho ressaltou que “as novas máquinas chegaram há poucos dias, e da mesma forma que elas são únicas em Rondônia, são máquinas com recursos e condições de trabalho mais complexos, o passo seguinte é investir mais na capacitação dos instrutores”, finalizou.