MPF recomenda que Iphan faça perícia em acervo da EFMM que se encontra no galpão da Marinha

MPF recomenda que Iphan faça perícia em acervo da EFMM que se encontra no galpão da Marinha

MPF recomenda que Iphan faça perícia em acervo da EFMM que se encontra no galpão da Marinha

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Laudo pericial deve apontar a situação das peças do museu

 

Porto Velho (RO), 18.03.2009 – O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia emitiu recomendação para que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nomeie perito especializado para avaliar a situação das peças do acervo do Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). O laudo pericial informará as causas de possíveis danos às peças do museu, além de relatar se os eventuais danos são antigos ou recentes.

 

O MPF fixou prazo de 15 dias para o início da perícia. A recomendação é o primeiro resultado do Inquérito Civil Público instaurado pelo MPF para investigar as denúncias de transporte inadequado e má conservação do acervo da EFMM. Atualmente as peças do patrimônio histórico estão armazenadas no galpão da Marinha.

 

Na recomendação, o MPF lembra que os museus devem garantir a conservação e a segurança de seus acervos para evitar o perecimento ou degradação do patrimônio histórico e cultural. O órgão também adverte que a omissão na adoção das medidas recomendadas pode resultar na aplicação de ações administrativas e também judiciais.

VEJA TAMBÉM:

 

Peças do acervo do museu da EFMM se deterioram em depósito da Marinha após serem transportadas de forma irregular - Confira vídeo e fotos

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS