Em Ariquemes, casas populares serão construídas com tijolos ecologicamente corretos. O projeto está sendo viabilizado através de uma parceria do Banco do Povo e a Cooperativa de Crédito Rural (Crediari), que juntas adquiriram equipamento com capacidade de fabricar até 4 mil tijolos por dia.
Segundo o diretor presidente do Banco do Povo, Arnaldo Campos, o projeto de habitação vai beneficiar famílias carentes, que tenham renda familiar inferior a três salários mínimos, e que estejam em situação de risco, já avaliadas pela Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes).
O prefeito, Confúcio Moura, disse que estudos já estão sendo realizados, para a implantação do projeto. Ele informou que o lançamento do programa de habitação deve acontecer no mês de abril. “A Prefeitura já¡ está adquirindo áreas residenciais na cidade, para que as famílias possam ser acomodadas”, explica.
Parceria
A Crediari doou R$ 75 mil para a aquisição da prensa hidráulica, peneira e esteira, que compõem o equipamento de fabricação dos tijolos. Eles são denominados ecologicamente corretos porque aproveitam resíduos da construção civil, adicionando-se argila e cimento. Como a matéria-prima é prensada não precisa ser seca em fornos, que utilizam a madeira.
O Banco do Povo, instituição que financiará a construção das casas populares, investiu outros R$ 7,9 mil na aquisição do equipamento.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA), Donizetti José, a iniciativa vai promover a melhoria da qualidade de vida de centenas de famílias. ”A parceria do poder público, entidades não governamentais e a iniciativa privada pode render bons frutos, como a aquisição deste equipamento, podendo mudar a vida de muitas famílias”, explica.
Benefícios
O equipamento adquirido tem capacidade de produzir 4 mil tijolos ao dia, o suficiente para se construir uma casa popular de 36 metros², que é o objetivo do projeto de habitação.
Arnaldo Campos informou que a máquina de fabricar tijolos reduz em até 40% o custo de produção das residências. “Os tijolos são feitos para serem encaixados uns nos outros, sendo que o cimento é utilizado apenas nos vigamentos”, resume.
Prestígio
Participaram da solenidade, o gerente e o secretário da Crediari, respectivamente Alberto Gutilac e Roberto Vicari. O vice-prefeito José Márcio Londe Raposo, os secretários Vitório China Huguti (Governo) e Gilvan Ramos (Finanças) também estiveram na solenidade.