Governo deve editar MP para alterar regularização fundiária na Amazônia

Governo deve editar MP para alterar regularização fundiária na Amazônia

Governo deve editar MP para alterar regularização fundiária na Amazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Casa Civil deve editar uma medida provisória que altera a regularização fundiária na Amazônia Legal. O texto, que está em estudo, propõe uma legislação mais simples e a criação de uma agência executiva responsável pela coordenação do processo.
O assunto está sendo discutido no Palácio do Planalto e ainda precisa ser aprovado pelo presidente Lula. Para o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, a regularização fundiária é fundamental para programar o Plano Amazônia Sustentável (PAS). Responsável pelo programa, Mangabeira Unger explica que a proposta é afastar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do processo e criar uma agência vinculada à presidência, nos mesmos moldes do Inmetro. A instituição teria um quadro pequeno de funcionários e trabalharia em parceria com Estados e municípios.
A secretaria também redigiu um projeto de lei que simplifica as normas de regularização fundiária. Segundo a proposta, propriedades com até um módulo fiscal, que é de 100 hectares, seriam doadas aos atuais posseiros; as de um a quatro módulos seriam vendidas a preços simbólicos; de quatro a 15 teriam preço de mercado, mas dispensariam licitação; entre 15 e 25 módulos haveria licitação; e acima de 25 módulos, o Estado retomaria a terra.
Teremos pela primeira vez um modelo de organização econômico e social em uma vasta região do país, um viés a favor dos pequenos e médios [produtores] – disse Unger. Conforme o ministro, com a nova agência será possível resolver de fato antigos problemas da regularização fundiária da Amazônia. Ele estima que cerca de 500 mil posses, ou 90% das propriedades rurais da região, sejam irregulares.
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acredita que a mudança deve diminuir os conflitos ambientais. Ele só ressalta que, para haver êxito, é preciso que os quatro elementos propostos sejam implementados. Mudar e simplificar a lei, uma parceria forte com os Estados, ter a agência reguladora para cuidar disso tudo e contar com o Exército  explica Minc.
A proposta do governo agradou os parlamentares da bancada ruralista, em especial a criação da Agência Executiva de Regularização Fundiária da Amazônia. Acho que qualquer alternativa ao Incra é melhor que o atual estágio que vivemos, tanto para regularização fundiária como até para os assentamentos da reforma agrária – diz o deputado federal Homero Pereira (PR-MT).
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS