Parque Corumbiara tem áreas zoneadas por plano de manejo

Parque Corumbiara tem áreas zoneadas por plano de manejo

Parque Corumbiara tem áreas zoneadas por plano de manejo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Plano de manejo atualiza dados de áreas protegidas do Parque Estadual Corumbiara. A revisão detalhada foi apresentada nesta última segunda-feira (1) na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). O projeto vai servir de base para políticas de fiscalização, proteção, educação e turísticas do local.
 
De acordo com secretário estadual de meio ambiente, Cletho Brito, o plano de manejo define o zoneamento da unidade de conservação para ordenar atividades de uso público, proteção integral e área de amortecimento (situada ao redor da unidade). "Com estes estudos teremos melhores informações sobre o parque e assim desenvolver ações diferenciadas em cada zona, inclusive receber visitas, seguindo as estratégias do plano".
 
O plano de manejo, para Brito, confirma que "Rondônia está fazendo o dever de casa". O governo estadual e os seus parceiros têm trabalhado bastante para que o meio ambiente seja respeitado, diz ele. Como prova, o secretário da Sedam, mostra a redução nos desmatamento e queimadas, divulgada pelo Inpe e as ações de educação e proteção que estão sendo realizadas.
Segundo Sérgio Morato, biólogo responsável pelo plano de manejo, o trabalho de 18 meses no parque atingiu toda extensão e desenvolveu vários estudos desde climáticos, geológicos a aspectos sócio econômicos dos municípios do entorno da unidade. "O parque é extremamente rico em paisagem, nos recursos naturais, flora e fauna. Tem 9 tipos de ecossistemas e uma das maiores riquezas de aves conhecida no Brasil, talvez na América do Sul e do mundo." Corumbiara têm três biomas diferentes (amazônico, pantanal e cerrado).
 
Morato acredita que na unidade há mais de 400 espécies de aves e diz ter encontrado novos animais. "Temos espécies de peixes, répteis, que não eram conhecidos da ciência, também, espécies não vista no Brasil, como uma cobra não peçonhenta, uma cuíca e outros anfíbios"
 
O lugar, segundo o biólogo, é um ecossistema novo que será descrito detalhadamente em um livro sobre o parque. "A nossa idéia é lançar, com a participação de todos os consultores e pesquisadores envolvidos nos estudos, para descrever este ecossistema".
 
Morato disse ainda que o parque é uma das unidades que estão mais intactas no Brasil. "Em si Corumbiara tem poucos problemas, os quais são facilmente resolvidos", completa.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS