Foi encerrado recentemente o processo de avaliação de candidatos ao cargo de conselheiro do Conselho Tutelar de Vilhena, para o mandato do triênio 2009/2011. Dez candidatos foram considerados aptos a concorrerem. O pleito ocorrerá no dia 23 de novembro, das 8h às 17h. Todos os eleitores da comarca podem votar.
O Juizado da Infância e Juventude (JIJ) da comarca de Vilhena tem participação ativa no processo eleitoral que neste ano contou com algumas inovações. De acordo com o edital elaborado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ao se inscreveram para o pleito, os candidatos deveriam comprovar experiência profissional com crianças e adolescentes e idoneidade moral, além de apresentar certificado de conclusão do ensino médio e certidão negativa de antecedentes criminais.
Na segunda etapa do processo de inscrição, um dos critérios para permanecer na disputa era assistir a palestra "Os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90 e as competências do Conselheiro Tutelar", proferida pela juíza Sandra Beatriz Merenda. Os faltantes foram eliminados do certame. Na finalização desta etapa preparatória, os candidatos se submeteram a uma prova de múltipla escolha com 40 questões. A prova também foi elaborada pela juíza da Infância e Juventude, de acordo com bibliografia previamente apresentada aos candidatos, versando sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e também sobre a ética adequada à função.
Dos 26 candidatos que se submeteram à prova, dez foram aprovados, com mais de 60% de acertos. "Esses candidatos terão suas inscrições definitivas homologadas e então poderão iniciar sua campanha eleitoral", explicou a juíza.