Nesta sexta-feira (14), houve somente expediente interno na 2ª Vara de Família da Comarca de Porto Velho para dar continuidade a implantação do Projeto Gestão Judiciária Participativa e do Programa 5S, iniciado dia 6 de agosto de 2007. Por conta da atividade, os prazos processuais foram suspensos começando a contar a partir da próxima segunda-feira (17).
Está é a segunda fase do Projeto que tem como objetivo remodelar o ambiente organizacional, na busca de mais espaços e meios de otimização dos materiais e prazos processuais e da prestação jurisdicional aos clientes internos e externos da Vara.
Nessa fase está sendo aplicado o Senso de Limpeza (Dia da Faxina), no qual se faz uma avaliação individual da metodologia de trabalho, questionando o que deve ser mudado e como utilizar melhor os espaços e ferramentas auxiliares de trabalho. Os 5S estão divididos nos seguintes eixos: Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Sendo de Saúde e Senso de Autodisciplina.
Para a Escrivã da Vara, Cátia Balarin Ferreira da Silva, a implantação desse planejamento está somando a qualidade dos trabalhos desenvolvidos na 2º Vara de Família. Ela disse também, que os serviços cartorários de andamentos processuais estão todos em dia, por conta da dedicação dos 14 colaboradores e do apoio recebido do juiz Antônio Feliciano Poli, titular da 2ª Vara de Família.
Os trabalhos do “Dia da Faxina” estão sendo orientados pela facilitadora do Escritório da Qualidade (EQ) do TJ/RO, Ione Grace do Nascimento Cidade.
A princípio o Projeto Gestão Judiciária Participativa funciona como piloto, em quatro Varas da Capital: 1ª Vara Criminal, 3º Juizado Especial Criminal, 2º Vara de Família e 1º Juizado Especial Criminal.