O primeiro Júri Simulado de interdisciplinaridade entre todas as turmas de Direito da Faculdade São Lucas aconteceu nesta terça-feira, dia 14 de agosto, no auditório da Instituição, das 19h às 22h45. O Júri fez parte da programação organizada em comemoração ao Dia do Advogado e à criação dos cursos jurídicos no Brasil, dia 11 de agosto. O objetivo foi instigar os alunos a exercitarem desde os aspectos históricos, filosóficos e morais, bem como ensaio da aplicação do Direito brasileiro.
Sobre o tema “o caso dos exploradores de cavernas”, o Júri Simulado fez referência a um grupo de exploradores de cavernas surpreendidos com um desmoronamento que veda o único acesso do meio externo com o interior. Passam-se vários dias até que os exploradores sejam resgatados com vida. Mas, para sobreviverem, são obrigados a matar e se alimentar com a carne de um deles. Assim que são retirados do interior da caverna, os sobreviventes são levados a julgamento, perante o tribunal do júri, sob a acusação de homicídio. Os alunos fizeram o papel de acusadores, defensores dos réus e jurados. O evento foi aberto a toda a comunidade acadêmica.
O professor doutor José Dettoni, diretor Acadêmico da Faculdade São Lucas, observou que o júri simulado é um desafio para os participantes que exige juventude de quem é desafiado, mostrando vitalidade, independente da idade. “O caminho do sucesso se chama qualidade e o Curso de Direito da Faculdade São Lucas vai continuar crescendo firme na quantidade e qualidade”, disse Dettoni. Para o professor Raimundo Oliveira Filho, coordenador do Curso de Direito da São Lucas, a proposta é suscitar a transmissão do conhecimento com uma visão ética e aberta do Direito, despertando habilidades nas práticas pedagógicas. Ele destacou a formação acadêmica que a Faculdade São Lucas proporciona aos seus alunos.