Vilhena terá Brigada voluntária de Combate a Incêndios
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A prefeitura em parceria com o Ministério Público (MP), Corpo de Bombeiros, Ibama, e demais entidades públicas e privadas lançaram o Programa Comunitário de Combate às Queimadas (PCCQ), que tem por objetivo criar uma Brigada Voluntária de Combate a Incêndios em Vilhena.
Várias autoridades municipais, o Poder Judiciário, a Polícia Militar, a Associação Comercial e Industrial de Vilhena (Aciv), a Sedam, o Grupo JBS Friboi e representantes de produtores rurais se reuniram, nesta semana, para definir parcerias e buscar meios de mobilizar a sociedade local e trazer uma solução para as queimadas que acontecem na região, neste período de seca.
A Brigada será formada por voluntários.
Os interessados em trabalhar no combate a incêndios no município podem se inscrever na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Agricultura e Meio Ambiente (Semicam). Segundo o secretário da pasta, as inscrições para a primeira turma serão feitas até hoje, 01, mas ele adianta que outras turmas serão formadas no decorrer do projeto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3919-7062.
O Ibama, juntamente com o Corpo de Bombeiros, dará um treinamento específico com carga horária de oito horas diárias pelo período de cinco dias. Os participantes receberão um certificado e serão um Brigadista de Vilhena no combate a incêndio.
O projeto requer um considerável número de voluntários, pelo menos 80, para que haja o início das atividades.
Conforme consta no projeto como proposta preliminar, os voluntários serão distribuídos em oito equipes, sendo cada uma responsável por um dos setores pelos quais a cidade será dividida para fins de fiscalização e atuação.
De acordo com a Semicam, a criação da Brigada é apenas o primeiro passo na tentativa de diminuir as queimadas. Posteriormente será criado o Comitê Municipal de Defesa Civil (Comdec) que atuará em casos de calamidades públicas (queimadas, vendavais, chuvas torrenciais, raios, entre outros).
Para o prefeito Marlon Donadon o projeto é relevante e a sua efetivação evitará que a população continue a sofrer as conseqüências de um problema que se repete anualmente. “Vilhena possui área de 11.366,99 km², sendo 76,87 km² de zona urbana e é importante que haja medidas preventivas de combate às queimadas que assolam a região e causam também males à saúde da população”, encerrou o prefeito.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!