Empresas que fazem o transporte escolar rural em Porto Velho paralisam por falta de pagamento
As três empresas que prestam serviço de transporte escolar na zona rural do município de Porto Velho paralisaram as atividades nesta segunda-feira (16), por falta de pagamento, deixando cerca de oito mil alunos sem aula. De acordo com o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Erivaldo de Souza Almeida, o pagamento não foi feito porque o estado não fez o repasse da segunda parcela do convênio firmado com a Prefeitura, correspondente aos alunos das escolas estaduais transportados pelo município. A segunda parcela correponde a R$ 300 mil e corresponde ao trimestre de abril, maio e junho deste ano.
A falta do recurso fez com que o município não cumprisse os pagamentos com as empresas de ônibus, o que ocasionou a paralisação, pois no dia 13 de junho, as empresas Rondonorte, Porto Madeira e Amazontur (esta última que faz o transporte fluvial) , encaminharam notificações para a Semed (ver fotos 2,3 e 4) informando que iriam parar. De acordo com o secretário cerca de oito mil alunos foram prejudicados com esta ação. Deste total, cinco mil são das escolas municipais e três mil das escolas estaduais.
A reportagem do Rondoniaovivo.com constatou nas linhas da Estrada da Penal, Cujubim e Aliança as escolas municipais Deigimar, União e Chiquilito Erse não tiveram aula devido a falta do transporte.
No convênio firmado com a Prefeitura, o estado tem que repassar à prefeitura um valor anual de R$ 1,2 milhões relativo aos três mil alunos do estado que o município transporta, divididos em quatro parcelas, que são pagas trimestralmente. Segundo Erivaldo Almeida, a Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (Seduc) não repassou o recurso por questões burocráticas.
De acordo com o diretor do Departamento de Comunicação do Governo (Decom), o recurso está separado na conta “desde o fechamento do convênio e a falha foi da prefeitura no repassa dos documentos necessários para a liberação da verba”.
O secretário adjunto rebate afirmando que na verdade o que fez com que os repasses não fossem feito, foi a demora por parte da Seduc em fazer a avaliação da prestação de contas da Semed no ano de 2007.
SOLUÇÃO
Na manhã desta segunda-feira, o secretário-adjunto da Semed foi até a Seduc e mostrou ao secretário, Edinaldo da Silva Lustosa e a Assessoria Jurídica as notificações das empresas que prestam serviço de transporte escolar rural e como resultado, houve um consenso de que o estado faria o repasse ao município nesta terça-feira (17) afim de evitar a continuidade da paralisação.
Erivaldo de Souza, disse que o fato ocorrido foi somente uma tentativa de paralisação e não uma paralisação, pois, a Semed foi eficiente no processo de articulação para que não houvesse maiores transtornos aos estudantes das linhas rurais. Segundo o secretário da Semed, nesta terça-feira (17) o transporte escolar rural estará normalizado.