Amazonas - Estado sanciona primeira lei do Brasil de Mudanças Climáticas e Conservação Ambiental
MANAUS - O aquecimento global é um dos temas de maior preocupação mundial. A constatação dos efeitos do aquecimento global tem sensibilizado todas as nações e mobilizado milhões de pessoas em todos os cantos do planeta em busca de respostas do que fazer para reduzir seus impactos.
Governo vai sancionar primeira lei estadual em combate ao efeito estufa
O Governo do Estado do Amazonas, que já tem demonstrado sua eficiência no desenvolvimento de programas sustentáveis, começa a liderar as ações do Brasil na direção do combate aos impactos do efeito estufa com a sanção da primeira lei estadual de mudanças climáticas, conservação ambiental e desenvolvimento sustentável do Brasil, no próximo dia cinco de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
Compromisso do Amazonas
Essa lei consolida o compromisso do Amazonas com os seus povos, a floresta, a evolução tecnológica e o bem-estar do planeta. Cria mecanismos fiscais e financeiros para incentivar a redução dos impactos ambientais no Amazonas e estabelece caminhos e facilidades para que as empresas reduzam suas emissões de CO2 e façam a compensação deste impacto (carbo neutralização). Além disso, obriga o próprio estado a dar o exemplo quanto à redução de suas emissões de CO2.
Redução do desmatamento
Entre 2003 a 2005, o Amazonas conseguiu reduzir o desmatamento em 53%. Nesse período, mais que dobrou as reservas florestais do estado, mantendo preservadas 98% de suas áreas de florestas. O estado conseguiu conciliar respeito ao meio ambiente com desenvolvimento sustentável, alcançando um crescimento médio anual do PIB em torno de 10%, o que o diferencia de outros estados do país.
Brasil é o quarto emissor de C02
O Brasil é o quarto maior emissor de CO2, sendo que 75% dessas emissões provêm das queimadas e do uso indevido do solo. 70% dessas emissões vêm das queimadas realizadas na Floresta Amazônica. Por isso, a percepção internacional é que estamos queimando a Floresta.
Neste contexto é que a nova Lei do Clima do Amazonas tem um significado muito especial para reverter esta situação e indicar novos caminhos de gestão.