Ensina-nos a Enciclopédia Wikipédia que o Castor é um mamífero roedor, nativo da América do Norte e da Europa e de hábitos noturnos. Há duas espécies de castores: o europeu e o canadense.
Impressiona, no entanto, a habilidade do animal no campo da engenharia. Os castores são, verdadeiramente, exímios construtores, capazes de edificarem abrigos intransponíveis para se protegerem dos predadores.
Coincidência ou não, a mais recente investigação, desencadeada pela Polícia Federal, denominada de “Operação Castores”, aponta para o suposto envolvimento de políticos (um deles, aliás, de Rondônia, para não destoar da realidade nacional) num esquema de propina, para beneficiar uma conhecida empresa da construção civil.
A jornais eletrônicos da capital, contudo, o parlamentar rondoniense garantiu que a denúncia é “missa encomendada, notícia requentada”, plantada, na chamada grande imprensa, por pessoas que pretendem desestabilizá-lo, politicamente.
Idiotice, portanto, seria acreditar que o senador produziria resposta diferente. Até porque ninguém é obrigado a construir provas contra si mesmo.
Logo, agora, quando o nome da autoridade desponta, segundo ele, “como um dos fortes candidatos de seu partido para concorrer à presidência do Senado”, aparece essa lista de “castores”, para sepultar suas esperanças.