Todos os gestores financeiros de Institutos de Previdência dos Estados terão que ter a certificação da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid) até dezembro deste ano. A exigência é do Conselho Monetário Nacional, através da Resolução 3506/07, que prevê a CPA-10.
Com este objetivo o presidente do Instituto de Previdência do Estado de Rondônia (Iperon), César Licório, e o membro do Conselho de Administração, Carlos Santiago Albuquerque, estiveram em São Paulo, na semana passada, quando participaram do curso preparatório para a prova da certificação profissional da Anbid. A realização da prova será feita posteriormente, após os gestores financeiros do Iperon estarem capacitados para a mesma.
A Certificação Profissional Anbid–CPA-10, é uma importante ferramenta do Programa de Certificação Continuada da Associação dos Bancos de Investimento, promovido pela Federação Nacional dos Bancos (Febraban) e pelos profissionais do setor de investimentos para melhorar o conhecimento e a qualidade do mercado de produtos de investimento.
O principal objetivo da CPA-10 é a contínua elevação da capacidade técnica dos profissionais que atuam na área, bem como qualificar os gestores dos Regimes Próprios de Previdência Social, a fim de que possam identificar onde, quando e como fazer investimentos que resultem em maior rentabilidade para a previdência social.
Prazos - Os gestores financeiros dos Institutos Estaduais terão que obter a certificação até dezembro de 2008. Para os gestores de Institutos Municipais, com ativo superior a R$ 10 milhões, o prazo final para certificação será julho de 2009 e para os demais, até dezembro de 2009.
A validade do CPA-10 varia de três a cinco anos, a partir da data da aprovação. Outras informações poderão ser obtidas no site www.anbid.com.br/cpa.