CRP/RO apóia medida do Ministério da Justiça em defesa das crianças

CRP/RO apóia medida do Ministério da Justiça em defesa das crianças

CRP/RO apóia medida do Ministério da Justiça em defesa das crianças

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Seccional Rondônia do Conselho Regional de Psicologia está apoiando a Portaria 1220, de 12 de julho de 2007, do Ministério da Justiça, que define a Política Nacional de Classificação Indicativa da Programação Audiovisual para as localidades com fuso horário distinto do de Brasília. A iniciativa leva em conta que neste dia 7 de abril termina o prazo para que as emissoras de televisão cumpram a exigência de que as faixas horárias de classificação respeitem a hora local de cada município. A entidade entende que é imprescindível que as regras que hoje vigoram para as populações que residem em regiões que acompanham o horário de Brasília também sejam estendidas às demais cidades brasileiras. A Secional Rondônia do CRP-01 salienta que a Constituição Federal, em seu Artigo 227, estabelece que a proteção dos direitos da criança e do adolescente tem prioridade absoluta no ordenamento jurídico brasileiro. O Estatuto da Criança e do Adolescente, em seus Artigos 74, 75, 76 e 254, regulamenta os dispositivos constitucionais sobre a classificação indicativa, delegando ao Poder Executivo a tarefa de desempenhar a política pública para essa atividade. Estabelece, ainda, que a classificação indicativa deverá estipular os horários, a partir dos quais programas potencialmente inadequados para crianças e adolescentes poderão ir ao ar. Mais de 25 milhões de crianças e adolescentes vivem em regiões com fuso horário diferente do de Brasília. Essas crianças e adolescentes perderão sua proteção quando expostas a determinados conteúdos audiovisuais já plenamente identificados pelas emissoras e pelo Ministério da Justiça como potencialmente nocivos a esse público. A entidade defende que haja respeito absoluto aos diferentes fusos horários em vigor no País, a fim de garantir o respeito aos direitos destes milhões de crianças e de adolescentes.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS