Os fiscais da Vigilância Sanitária apreenderam, ontem, no Porto do Mercado Novo, 700 quilos de peixe estragados vindos de Boca do Acre, no batelão Irmãos Bruno. A mercadoria pertencia a Raimundo Micael.
Conforme explicação do fiscal da Vigilância Sanitária, responsável pela apreensão da mercadoria, André Costa, esses peixes foram pescados no período do defeso, depois congelados em câmaras frigoríficas de forma inadequada, por isso o produto acabou apodrecendo.
Os peixes foram confiscados às 6h30 durante a operação de fiscalização sanitária, intensificada em todos os postos de comercialização de pescado em Rio Branco devido à Semana Santa, período em que a população opta pelo consumo de peixe em virtude do calendário religioso.
Segundo o dono do batelão Irmãos Bruno, que trouxe a mercadoria, só havia escolhido os melhores peixes e que no local ainda restaram cerca de duas toneladas em piores condições.
O destino dos peixes apreendidos será o aterro sanitário. A vigilância fará a abertura do ato de infração que gera o processo administrativo e o dono da mercadoria será convocado a comparecer à sede da Vigilância Sanitária para prestar esclarecimentos no prazo de 15 dias. -Depois disso, receberá a penalidade estipulada pelo órgão.