Psicologia auxilia no combate as causas do fumo

Psicologia auxilia no combate as causas do fumo

Psicologia auxilia no combate as causas do fumo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O tratamento de combate ao vício do fumo envolve, além da dependência química, a psicológica. Quem fuma está condicionado a responder estímulos externos, agindo de forma impulsiva e irrefletida. A psicologia, por meio de técnicas comportamentais e terapias, dá condições para que o fumante supere o vício do fumo de forma definitiva. O trabalho de acompanhamento psicológico é realizado conforme as necessidades da pessoa. Neste processo, o psicólogo irá trabalhar no fumante as causas psicológicas do fumo e lhe fornecer condições de enfrentar o vício. Segundo a psicóloga Elgislane Demétrio de Araújo, fumar, para o psicanalista Freud, está relacionado com a fixação que a pessoa tem na região da boca devido. Quando a fase oral, que ocorre na infância, não é superada, ocorre fixação na estrutura sensorial da boca. Mania de roer as unhas, mexer a boca e até o vício do cigarro, são evidências disso. Em um momento de insegurança, ansiedade ou até alegria, a pessoa ligada na estrutura oral, manifesta reações bucais. Por meio destas manifestações, ela busca sentir prazer oral, liberação de adrenalina, êxtase. Na terapia, o psicólogo irá buscar outra fonte de satisfação, direcionar essa fixação oral que resulta no fumo, para outro objeto, ou até gerar uma forma diferente de sentir prazer. A psicóloga Elgislane diz que não há uma fórmula mágica para o abandono do fumo, nem um tratamento infalível. O processo envolve um conjunto de fatores, como o tratamento médico, a motivação da pessoa, o apoio familiar e, inclusive, o apoio psicológico. A chefe do Setor de Psicologia, Silvia Cury Ismael, do HCor – Hospital do Coração de São Paulo, realizou uma pesquisa sobre o tratamento ao vício do fumo. A conclusão é que há um aumento de 20% no sucesso do tratamento quando há apoio psicológico. “Isto mostra que o fumante não pode ser apenas tratado do ponto de vista físico, mas também do psicológico, diz Silvia”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS