Medidas judiciais contra cheques pré-datados devolvidos sem fundos devem receber mais atenção das empresas

Medidas judiciais contra cheques pré-datados devolvidos sem fundos devem receber mais atenção das empresas

Medidas judiciais contra cheques pré-datados devolvidos sem fundos devem receber mais atenção das empresas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O cheque pré-datado, como ordem de pagamento à vista, emitido sem fundos não caracteriza ilícito penal qualquer. O entendimento, unânime, da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) segue o voto do ministro Hamilton Carvalhido e confirma a jurisprudência da Casa. A decisão extinguiu, por falta de justa causa, a ação penal que condenou um ex-dono de casa noturna à pena de um ano e dois meses de reclusão por estelionato (HC 76874 – STJ). Segundo dados do processo, o ex-dono da casa noturna mantinha relacionamento comercial com muitos estabelecimentos e com prestadores de serviços da cidade. Com isso, conseguia crédito, adquirindo e pagando os serviços mediante os eventos promovidos pelo estabelecimento. Como alguns eventos não tiveram o retorno esperado, ele não conseguiu arcar com o pagamento de todos os débitos que tinha na praça. Por essa razão, foi denunciado pelo crime de estelionato, por ter emitido três cheques no valor de R$ 1.500,00 e outro no valor de R$ 840,00 que não puderam ser descontados. Ao analisar a questão, o ministro Hamilton Carvalhido destacou que a própria denúncia exclui que os cheques tenham sido emitidos como ordem de pagamento à vista. Para o ministro, aquele que recebe título para desconto futuro, à falta de provisão de fundos em poder do sacado no tempo da emissão, não está sendo induzido, nem mantido em erro, mas aceitando promessa de pagamento futuro, sendo, pois, sujeito passivo, pura e simplesmente, de obrigação descumprida. O Diretor Executivo do INADEMP, José Carlos Lino Costa, destacou que “o posicionamento do STJ serve de alerta para os empresários na hora de cobrar seus clientes, eis que a medida cabível contra o inadimplente será uma ação de execução ou uma ação monitória, mas nunca um procedimento criminal.” Embora os cartões hoje já dominem a maioria das transações entre lojas e consumidores, os cheques ainda são utilizados porque as taxas cobradas pelas administradoras chegam a 4% do valor da compra, descontados do lojista. Então muitos preferem receber cheques pré-datados. *VEJA TAMBÉM: * Sefin alerta contribuintes sobre exigências de Nota Fiscal eletrônica * Governador assina convênios e leva benefícios a 5 municípios da Zona da Mata nesta sexta-feira
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS