Cerca de 60 jovens trabalhadores rurais, entre 15 e 32 anos, participaram da Plenária de Jovens da Fetagro nos dias 18 e 19 em Cacoal. O objetivo era fazer o levantamento e análise das ações feitas em 2007 e planejar metas para este ano, como o Festival da Juventude, programado para o mês de setembro, que terá como tema principal a “Sindicalização”. Durante o encontro, várias atividades culturais, como música, teatro, dança e poesia, foram desenvolvidas.
A representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RO), Gésica Bergamini, participou da Conferência de Juventude Livre, que aconteceu durante a Plenária, e faz parte do projeto da Conferência Nacional de Juventude, organizada pelo Governo Federal. “Debatemos sobre o texto base da Conferência, onde os jovens perceberam as bandeiras de lutas inseridas em suas reivindicações, como educação, saúde, violência e preconceito”, disse Bergamini.
Segundo ela, esses temas são debatidos de forma dinâmica e demonstrados, na maioria das vezes, em forma de arte pelos jovens. “Uma das maiores preocupações da juventude, num primeiro momento, é a dificuldade de acesso ao ensino médio e superior, além da ampliação de projetos que envolvam esporte, cultura e lazer”, ressaltou.
O resultado do evento deixou o coordenador de juventude da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagro), Fábio de Menezes, satisfeito com os trabalhos desenvolvidos pelos jovens. Ele irá auxiliar no desenvolvimento de projetos feitos pelos jovens para os jovens.
Para o presidente da Fetagro, Lázaro Aparecido, “a importância da Plenária diz respeito ao futuro dos trabalhadores da agricultura e isto está destinado aos jovens de hoje”, finalizou.