MANAUS - A Prefeitura de Manaus está trabalhando na elaboração de um plano de controle de poluição gerada por veículos. O projeto, que pode se tornar decreto municipal caso seja aprovado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), está em fase de análise na Procuradoria Geral do Município (PGM) e será debatido durante a II Conferência Municipal de Meio Ambiente, que acontece nos dias 28 e 29 de fevereiro deste ano.
Na ocasião, será apresentado o resultado das medições de poluição veicular (qualidade do ar) que estão sendo feitas desde dezembro do ano passado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) em parceria com a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
De acordo com o gerente de Fiscalização da Coordenadoria de Qualidade e Controle Ambiental da Semma, Carlos Queiroz, o plano desenvolvido e encaminhado a PGM, permitirá posteriormente a criação do Programa de Controle de Poluição de Veículos em Uso. O programa prevê a regulamentação de uma série de atividades de monitoramento e fiscalização dos índices de emissão de partículas poluentes na atmosfera, como forma
de atender a Resolução 003/90 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que determina o limite máximo de 47% de gases poluentes.
O engenheiro ambiental responsável pelas análises realizadas desde o dia 17 de dezembro, Alan dos Santos, disse que ao contrário do que era previsto, os índices de concentração de gases poluentes na área da Bola do Coroado, na zona Leste (local inicial das medições), estão abaixo do limite estipulado pela Resolução 003/90 do Conama.