*Praticamente todas as equipes de plantonistas do Hospital de Base Ary Pinheiro foram deslocadas para o pronto-atendimento das 16 vitimas, que foram levadas à unidade, resultado do incidente ocorrido na noite do último domingo na catedral metropolitana em Porto Velho, durante a inauguração do sistema de iluminação natalina e duas bombas do show pirotécnico acabaram explodindo no meio do público e ferindo 43 pessoas.
*Além dos 9 médicos de plantão na unidade foram chamados mais 20 especialistas para trabalharem no atendimento das vítimas. A ação envolveu profissionais como ortopedistas, cirurgiões, anestesistas, clínicos, enfermeiros, auxiliares e pessoal de apoio. “Quero dar os meus parabéns a toda equipe do Hospital de Base pelo trabalho responsável e rápido que contribuiu em muito para amenizar o sofrimento das vítimas e dos familiares”, enfatizou o governador Ivo Cassol.
*“O atendimento foi rápido, demonstrando a capacidade do hospital em acolher casos que envolvam várias pessoas, como o fato ocorrido. Se nossa equipe não tivesse agido com a responsabilidade e dedicação às conseqüências poderiam ter sido mais graves”, disse o secretário de Estado da Saúde Milton Moreira que, ao ser informado do acidente, foi imediatamente ao HB acompanhar os atendimentos.
*Das 16 pessoas atendidas três ainda permanecem internadas no hospital, apresentando um quadro de saúde considerado estável. As vitimas atendidas pela unidade apresentaram em sua maioria ferimentos nas pernas e nos braços. Algumas das vitimas sofreram queimaduras de até 2º e 3º grau e lesão vascular. *Os pacientes estão sendo atendidos em um setor especifico para queimados.
*Estou agradecido - Segundo o autônomo Joselino Neto, uma das vitimas internadas no hospital de Base, o atendimento foi de qualidade “estou agradecido pelo serviço prestado aqui no hospital, fui atendido depressa e por pessoas que sabiam que estavam fazendo, e isso me deu confiança que ficaria bem, essa é a realidade”.
*O diretor do HB Amado Rahhal também destacou o trabalho dos funcionários da unidade “eu acompanhei desde o inicio todo trabalho desenvolvido pela equipe da unidade, que atuou com muita competência, esse fator foi fundamental, pois o momento era crítico e de comoção. Obrigado a todos os profissionais”, disse.