Consciência Negra é homenageada na FIMCA

Consciência Negra é homenageada na FIMCA

Consciência Negra é homenageada na FIMCA

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Negros e descendentes se sentiram honrados na noite da última quarta-feira (21), nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho- FIMCA. Os acadêmicos do curso de Turismo Ambiental organizaram uma festa em homenagem ao dia da Consciência Negra. O anfiteatro da faculdade foi tomado pela cultura afro-negra, desde a decoração até representantes de vários movimentos abrilhantaram o espaço. A festa foi aberta pela vice-diretora da FIMCA, doutora Maria Silvia Carvalho, que destacou a importância da realização desse evento para a valorização do negro. “É uma linda festa para comemorar essa data tão importante para conscientização de todos, que isso sempre faça parte de nossas mentes e de nossos corações”, enfatizou. O presidente da Associação Centro de Cultura Negro e Religiosidade Afro-Amazônia-ACCUMERAA, Silvestre Antônio, que também esteve presente no evento, disse que oportunidades como essas são importantíssimas para a conscientização da sociedade. “O dia da Consciência Negra é todo dia. Essa discussão no ambiente acadêmico é muito importante, porque aqui estão formadores de opinião”, destacou. O evento também contou com a presença do historiador Francisco das Chagas, o professor Chiquinho, que falou sobre a discriminação ao negro. Ele critica por que só os europeus são reconhecidos como descendentes. “A nossa identidade começa nos nossos ancestrais, que são os europeus e os africanos, mas os europeus são considerados. Muita gente samba, dança axé e não percebe que está repetindo passos que são desde a época dos quilombos”, disse professor Chiquinho. O evento também contou com barracas com comidas típicas, estandes com artesanato da região, além da apresentação da Capoeira de raízes, apresentada por Ras Wilivan e seus alunos, representando o grupo Angola Aluande que mostraram a dança afro. A noite ficou ainda mais animada com o hip hop do grupo Fumaça e uma roda de samba, com a Escola Asfaltão. O coordenador do curso de Turismo Ambiental, professor Marques, destacou as atividades e parabenizou a iniciativa dos acadêmicos. “Porto Velho tem sua história, tem sua própria cultura e precisa ser mais valorizada. Parabéns a professora Ana Luísa Melro que orientou os acadêmicos na organização do evento”, concluiu o coordenador. *VEJA TAMBÉM: * Pacientes de traumato ortopedia são atendidos na FIMCA * FIMCA realiza a I Jornada de Fisioterapia
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS