Dira Paes emociona público no Cineamazônia

Dira Paes emociona público no Cineamazônia

Dira Paes emociona público no Cineamazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Emoção na homenagem a atriz Dira Paes na noite desta quinta no Cine Veneza, durante o Cineamazônia – Mostra Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, que acontece na capital rondoniense. *Ao subir ao palco para receber o troféu Mapinguari, a atriz que interpreta Helena no filme de Breno Silveira “2 Filhos de Francisco”, não se conteve e, emocionada, lembrou sua trajetória no cinema nacional, lembrando que iniciou sua carreira aos 15 anos em Belém. *Durante a homenagem, a coordenação do evento preparou um clipe com as melhores cenas de Dira Paes nos mais de 20 filmes em que atuou ao longo de sua carreira, ressaltando a importância “de eventos como o Cineamazônia, que levam a cultura e o debate das questões ambientais para uma grande parcela da população brasileira”. *O homenageado de hoje será o cineasta Jorge Bodanzky. Um dos pioneiros no Brasil em trabalhar a ficção nos limites do documentário, tendo entres alguns dos destaques o documentário sobre o projeto Jari e um filme com o senador amazonense Evandro Carreira, chamado “Terceiro Milênio”. *Em 1964, Bodanzky, fotógrafo da revista Realidade, parte para a Amazônia. A construção da Transamazônica, os problemas fundiários da região, o desmatamento, as queimadas, e o aumento da miséria e da prostituição foram alguns fatos registrados durante a viagem. Observando o cotidiano da região, realiza Iracema, rodado em 1974 com recursos da TV alemã, filme liberado pela censura brasileira somente em 1981, e considerado o melhor filme em exibição na Europa em 1975 e vencedor de vários importantes prêmios no mundo. *Nos últimos anos, Bodanzky trabalho como cinegrafista para correspondentes da TV alemã, rodando documentários sobre questões sociais, e ao desenvolvimento de CD-ROMs e sites para a internet, a maioria ligados à questão ecológica. Durante o Cineamazônia, serão exibidas algumas das obras do cineasta, entre elas Iracema, Uma Transa Amazônica, de 1974, O Terceiro Milênio, de 1981, Tristes Trópicos, de 1991, Era uma Vez Iracema, de 1975 e A Igreja dos Oprimidos, de 1987. *Programação – Durante o dia, estarão sendo exibidos mais 24 filmes e vídeos dentro da mostra competitiva no Cine Veneza, além de dois filmes convidados, Mário, do cineasta Hermano Pena na parte da tarde e Tristes Trópicos, de Jorge Bodanzky à noite. *No cinema do SENAC, dentro do projeto “A Escola Vai ao Cinema”, estão programados a exibição de sete filmes na mostra paralela, quatro filmes produzidos na região norte, dois do Pará e três longas convidados. *E a noite, ao mesmo tempo, o “Cinema nos Bairros”estará sendo exibido no Bairro Tancredo Neves, atraindo centenas de pessoas assim como nos outros dois bairros já percorridos pelo projeto. A programação completa do III Cineamazônia e as informações atualizadas podem ser conferidas através do site www.cineamazonia.com
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS